Perfil organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP





PRÁTICAS DE GESTÃO
PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

SOROCABA
2012
PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

ELMA CHIPS

● Origem: Brasil 
● Fundação: 1974 
● Fundador: Pepsico 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Roberto Ríos 
● Faturamento: R$ 1.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Nãodivulgado 
● Fábricas: 6 
● Presença global: Não (somente presente no Brasil) 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Alimentação 
● Principais produtos: Salgadinhos 
● Ícones: Os clássicos salgadinhos Cheetos, Ruffles, Doritos e Baconzitos 
● Slogan: É impossível comer um só. 
● Website: www.elmachips.com.br 

A Elma Chips é uma empresa líder do setor de biscoitos no Brasil, com uma linhavariada de produtos. Atualmente pertence à multinacional norte-americana PepsiCo.
Em 1974, a Elma conheceu o Chips. A PepsiCo adquiriu e uniu as empresas American Potato Chips de São Paulo e a Elma Produtos Alimentícios, de Curitiba. Dessa união, nasceu a Elma Chips: a empresa líder do setor de salgadinhos, com uma linha variada de produtos para diferentes tipos de consumidores. Não demorou amarca se tornou conhecida, muito em função do seu famoso slogan “É impossível Comer Um só”. Com três fábricas, duas em Curitiba e uma em Itú, no interior de São Paulo, a empresa tira de suas máquinas, a cada dia, de 3 a 4 milhões de pacotes de salgadinhos - e os distribui de uma ponta a outra do país por uma infinidade de bares, padarias, supermercados, postos de gasolina, videolocadoras, bancas dejornal e virtualmente qualquer espaço onde se possa colocar alguma coisa à venda. A produção é distribuída para as filiais de vendas espalhadas pelo Brasil e daí para mais de 200 mil pontos-de-venda, e a Elma Chips vende atualmente mais de 560 mil pacotes de biscoito por dia.
A partir de 2011, a Elma Chips começou a utilizar milho transgênico em alguns produtos. Os biscoitos fabricados com esseingrediente possuem um triângulo amarelo com a letra "T" e a frase "biscoito de milho geneticamente modificado" impressos na embalagem.
Hoje, a ELMA CHIPS faz parte da divisão FRITOLAY, o maior produtor de salgadinhos do mundo, que pertence ao grupo PepsiCo, quinto maior produtor de alimentos e bebidas do mundo, e vende mais de 560 mil pacotes de salgadinhos por dia, contando com participação demercado superior a 54%. Com a produção centralizada nas unidades de Itu (SP), Sorocaba (SP), Tietê (SP), Sete Lagoas (MG), Porto de Suape (PE) e Curitiba (PR), a empresa conta com uma equipe de mais de cinco mil funcionários diretos e distribuiu seus produtos para mais de 250 mil pontos-de-venda, com ampla presença em supermercados, bares, padarias, mercearias e atacadistas. 
O quadro defuncionários, compostos de jovens, em primeiro lugar: a idade média dos funcionários está um pouco abaixo dos 30 anos. Em segundo lugar, são bem formados, para os padrões brasileiros: quase dois terços têm o segundo ou terceiro grau completo. Com exceção dos vendedores, que são 100% comissionados, todos os demais são mensalistas, mesmo os que exercem funções típicas de chão de fábrica. Enfim, trata-se degente que se fez dentro da empresa - quase 70% das vagas de executivos são preenchidas com pessoal interno. "Somos uma empresa jovem, com espírito jovem, em pleno crescimento do negócio e das pessoas", diz Roberto Affonso Santos, diretor de RH da Elma Chips. "Cultivamos uma mentalidade vencedora, um ambiente de alto-astral e um profundo respeito pelas pessoas."
A empresa, como faz mundialmente ogrupo Pepsi, se utiliza do sistema Hay de avaliação de cargos e administração salarial. Além do salário, todos participam de alguma forma de programas de remuneração variável. Os funcionários não-gerentes recebem até meio salário mensal extra por ano, quando a empresa atinge sua meta de lucro. Nos níveis gerenciais, os funcionários que cumprirem as metas individuais estabelecidas de antemão (além...
tracking img