Perfil organizacional do cbmrn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PERFIL ORGANIZACIONAL DO 3ºSGB/2ºGB DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE

JOSÉ CUNHA BATISTA JÚNIOR
MATRÍCULA: 2010000315
PÓLO: CAICÓ/RN

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva apresentar o perfil da unidade militar do Corpo deBombeiros do Rio Grande do Norte localizada em Caicó, capital do Seridó ocidental, o 3º SGB/2ºGB. Dentro dos aspectos citados estão:

* Área de Competência;
* Sua Natureza jurídica;
* Histórico da Corporação;
* As Atividades da Organização;
* Competências Institucionais;
* Recursos humanos (Força de Trabalho)
* Missão, visão e valores;
* Serviços Oferecidos;
* Osclientes da Organização e,
* O organograma da Organização

2 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

2.1 Denominação da instituição:

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte – Unidade de Caicó/RN – 3ºSGB/2ºGB

2.2 - Natureza jurídica / forma de atuação:

O Corpo de Bombeiros Militar é uma instituição permanente e pública de administração direta que presta serviços àpopulação na área da segurança pública. O 3ºSGB/2ºGB obedece, assim como toda a Instituição, a Lei Complementar nº 230 de 22 de março de 2002, onde atribui-se suas competências e áreas de atuação.

2.3 - Informar pequeno histórico da organização:

O atual Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte surgiu na segunda década do século XX, através da lei nº 424, de 29 de novembro de 1917,sancionada pelo governador Joaquim Ferreira Chaves, que criou uma Seção de Bombeiros anexa ao Esquadrão de Cavalaria.
Seu efetivo inicial constava de 24 (vinte e quatro) praças, a comando do Capitão João Fernandes de Almeida, popularmente conhecido por “Joca do Pará”, que cumulativamente comandava a tropa cavalariana.
O que despertou nos governantes a necessidade da criação de um órgãoespecífico de combate a incêndio em nosso estado foi a incidência de alguns sinistros de médio e grande porte no decorrer dos anos de 1915 e 1916. Neste último ano citado ocorreu um grande incêndio na estação central de trens (Ribeira), ocasião em que o fogo destruiu inúmeros vagões carregados de algodão.
A idéia de se vincular ou subordinar a então Seção de Bombeiros ao Esquadrão de Cavalaria é muitosimples de se entender: até então quem realizava o policiamento noturno pelas ruas da capital era o pessoal da Cavalaria. Vês por outra esses homens se deparavam, inevitavelmente, com pequenos focos de incêndios e se viam obrigados a extingui-los, mesmo sem possuírem conhecimentos técnicos e/ou equipamentos adequados. Daí passaram a ter pelo menos experiências vividas na arte de apagar fogo.
O Corpode Bombeiros foi recriado em 1955, através da lei nº 1.253, de 21/09/55, porém somente entrou em efetividade no ano de 1959, precisamente a 05/09, no atual QCG da PM. Seu primeiro Cmt nessa recriação foi o Cap. Geraldo Laurentino da Silva, sendo supervisionado técnica e administrativamente pelo Maj. José Osias, do CBM/DF, então Estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro.

Em Caicó durante adécada de1980, a migração da população rural para a cidade ocasionada pelas secas frequentes e a necessidade de mão-de-obra para as industrias que começavam a se fazer presente na cidade, fez-se necessário uma unidade do Corpo de Bombeiros. No dia 20 de setembro de 1985 através de BI nº 190 do Comando da 1ª CIPM, atualmente o 6º BPM foi fundado o Corpo de Bombeiros na cidade de Caicó que era defundamental importância também para a região do Seridó.
Os anseios da população foram fundamentais e decisivos para a vinda do Corpo de Bombeiros, pois o clamor e a preocupação com seus lares e familiares, despertaram no poder público preocupação pela cidade. Com isso, surgiram propostas e ações administrativas que contribuíram para possibilitar a sua instalação, com a finalidade de atender tanto...
tracking img