Perfil empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO


2. DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL EMPREENDEDOR


“Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem ‘Por quê’?
Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo ‘Por que não?”
(George Bernard Shaw – 1854-1950)

A literatura disponível e a definição predominante da figura do empreendedor conduzem ao traçado de um perfil característico e típico de personalidade emque se destacam diversas característica (senso de oportunidade, independência, criatividade, liderança carismática, etc).

Sem a necessidade de mais detalhes, fica patente que, sem uma boa dose dessas características de personalidade, é difícil imaginar o progresso de um empreendimento. Portanto, este é o primeiro passo ao empreender; uma auto avaliação honesta, realista e criteriosa.

Há ummito de que não é possível desenvolver o empreededorismo; deve-se nascer empreendedor. Isso não é verdadeiro, tomando-se por base uma análise mais criteriosa dos vários empreendimentos existentes, independentemente de sua etapa evolutiva.

Existem várias circunstâncias que dão origem a um empreendimento e ao surgimento do empreendedor, que podem ou não se relacionar aos traços de personalidade:a) O empreendedor nato – normalmente desde cedo, por motivos próprios ou influências familiares, demonstra tacos de personalidade comuns do empreendedor.
b) O herdeiro – pode ou não possuir as características do empreendedor. Não tendo características empreendedoras e ‘treinado’ por imposição, pode vir a ser um problema para a continuidade da empresa.
c) O funcionário de empresa –frustrado em suas necessidades de realização pessoal, em algum momento de sua carreira decide partir para um negócio próprio.
d) Os excelentes técnicos - com características de empreendedor, dispõe de conhecimento, de know-how sobre algum produto ou serviço e, possuidor de experiência no ramo, decide iniciar um negócio próprio.
e) Os vendedores – normalmente entusiasmado pela dinâmica desuas funções quotidianas, como conhecem o mercado e têm experiência do ramo, iniciam um negócio próprio.
f) Opção ao desemprego – uma modalidade arriscada que, por questões circunstanciais, pode ter 2 desdobramentos: com características empreendedoras, há possibilidade de sucesso, sem as características empreendedoras, tem chance de sucesso, dependendo de como a oportunidade é encarada.
g) Odesenvolvimento paralelo - como alternativa futura, tendo características empreendedoras, estrutura-se entre amigos ou familiares e desenvolve um negócio, derivado ou não de sua experiência.
h) Aposentadoria – com experiência adquirida, e devido à idade precoce com que o mercado marginaliza as pessoas, inicia um negócio próprio. (*)


2.1. Criando a si mesmo

Cada indivíduo é seupróprio recurso de atuação em seu meio: da mesma maneira que buscamos conhecer o máximo possível, sobre o negócio que se está desenvolvendo, ou se pretende desenvolver, é fundamental que se busque conhecer o maior recursos que temos para o sucesso: nós mesmos.

Conhecer a si mesmo como empreendedor é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um negócio, pois, pode ser a ferramenta dopróprio trabalho.

Muitas pessoas encaminham-se para a realização de suas metas, exigindo de si próprios o sucesso que desejam, sem considerarem seu potencial, sua personalidade como um aspecto básico, que definirá a possibilidade do alcance dos objetos.

Cada um deve, então, avaliar as próprias características o mais objetivamente possível e encarar corajosamente suas limitações, trabalhandoseriamente para desenvolver aquelas características de que se necessite.

As pessoas descrevem-se como algo imutável – ‘sou assim, e não vou mudar’, ou ‘gostaria de mudar, mas já tentei e sei que não consigo’. São frases que se ouve com freqüência, em todos os meios, de todos os meios e de todos os tipos de pessoas.

Perceber a si mesmo como um produto pronto favorece a criação de uma série de...
tracking img