PERFIL DOS TRABALHADORES ASSISTIDOS POR UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO

3995 palavras 16 páginas
ARTIGO
PERFIL DOS TRABALHADORES ASSISTIDOS POR UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO
PROFILE OF WORKERS ASSISTED BY A HEALTH PLAN OPERATOR: A STUDY ABOUT INTERVENTION
Clebio Dean Martins1

1. INTRODUÇÃO

O século XXI é palco de transformações no modelo de atenção à saúde, devido o incremento de doenças crônicas e o elevado aumento dos custos na assistência a saúde, ocasionado pela transição epidemiológica, demográfica e nutricional.
Sendo assim, entende-se que mudanças de atitudes no atendimento prestado pelas operadoras de plano de saúde aos usuários, relacionado ao gerenciamento dos riscos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis tornam-se importantes e necessárias.
De acordo com 3Carvalho (2007), o esgotamento do paradigma biomédico, juntamente com a mudança do perfil epidemiológico, tem ensejado o aparecimento de novas formulações sobre o pensar e o fazer sanitários.
Nessa linha do cuidado multidisciplinar, percebe-se a necessidade de promover saúde e estimular mudanças que possam favorecer hábitos saudáveis a grupos de trabalhadores ativos. Neste contexto, o 17Manual Técnico da Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar (2007), aborda a extrema relevância de desenvolvimento de práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças para esse público alvo.
Embora a transição demográfica seja inevitável, a busca por uma promoção da saúde e um melhor estilo de vida na fase adulta torna o envelhecimento saudável e diminui os riscos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
21Schmidt et al. (2011) salientam que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis se tornaram a principal prioridade na área da saúde no Brasil – 72% das mortes ocorridas em 2007 foram atribuídas a elas. Buscando uma melhora na redução da morbimortalidade, com consequente melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, as operadoras de plano de saúde privado buscam estratégias, oferecendo atendimento em seu

Relacionados