Perfil dos pacientes hipertensos e diabéticos atendidos no projeto conviver, no município de santo antonio da barra-go.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACLIONS – Fundação Educacional de Goiás
Centro de Pós-Graduação

MONOGRAFIA COM PESQUISA DE CAMPO

PERFIL DOS PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ATENDIDOS NO PROJETO CONVIVER, NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DA BARRA-GO.

Patrocínia Maria Fátima Lima Assunção

Santo Antônio da Barra
2009
Pesquisa de Campo apresentada a FACLIONS como exigência parcial do Curso de Especialização emAuditoria em Serviços de Saúde.
RESUMO

Este trabalho objetivou verificar o perfil dos pacientes hipertensos e diabéticos inscritos no projeto Conviver do Município de Santo Antonio da Barra, que compareceram as reuniões nos dias 29 de junho e 27 de julho de 2007 com amostra de 69 participantes escolhidos ao acaso, segundo as variáveis: faixa etária, sexo, procedência, tipo de patologia,comparecimento às reuniões, uso dos medicamentos, realização de atividade física, quadro patológico, comportamento de risco. Pelos dados levantados pode-se concluir que a maioria dos participantes eram maiores de 60 anos, sexo feminino e da zona urbana; patologia predominou hipertensão; o comparecimento as reuniões era regular bem como o uso de medicamentos; a maioria não realizava atividade física; o quadropatológico era estável e o sedentarismo foi o comportamento de risco mais freqüente.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. PROPOSIÇÃO 12

3. MATERIAL E MÉTODO13

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 15

5. CONCLUSÕES 22

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

1. INTRODUÇÃO

O ProjetoConviver é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Município de Santo Antonio da Barra-GO, em parceria com a Secretaria de Assistência Social deste Município, com o objetivo de promover saúde através de grupos que compartilham os mesmos agravos, lá o grupo estudado (hipertensos e diabéticos) recebem orientações de profissionais da saúde, tiram dúvidas, relatam suas experiências, recebem omedicamento em uso mensalmente. Este projeto tem outro objetivo que é propiciar um momento de confraternização e entrosamento entre a equipe de saúde da família e a comunidade.

Segundo dados do MS, atualmente no Município estudado estão inscritos no Programa Hiperdia, 188 pacientes hipertensos, 64 diabéticos e 32 diabéticos e hipertensos, todos cadastrados através do programa saúde da família.Atualmente no Brasil e também no mundo, as doenças crônico-degenerativas especialmente as cardiovasculares vem se tornado um problema de saúde pública por ser as principais causas de morbidade e mortalidade, com alta prevalência (epidemia), são sub-diagnósticadas e muitas vezes são tratadas de forma inadequada, causa incapacitações e encurtamento da vida útil, mortalidade prematura e altoscustos tanto para os pacientes como para o governo. Entre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares estão o diabetes mellitus e a hipertensão arterial (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2003; JUNIOR et all 2003; PAIVA et all 2006; STURMER et all 2006).

O diabetes mellitus tem dois tipos o 1 e o 2, além do diabetes gestacional. O diabetes tipo 1 ocorre como resultado da destruição das células betado pâncreas produtoras de insulina por engano, o organismo acha que elas são corpos estranhos. Isto é o que chamamos de resposta auto-imune. Não só o diabetes, mas também doenças como esclerose múltipla, lupus e doenças da
tireóide pode causar a destruição destas células, por isso é importante uma minuciosa investigação, para estabelecer um diagnóstico preciso. O tipo 1 ocorre geralmente em...
tracking img