Perfil do uso de drogas psicoativas entre os estudantes de biomedicina da ucb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perfil do uso de drogas psicoativas entre os estudantes de biomedicina da UCB
-------------------------------------------------
Profile of psychoactive drug use among students in biomedicine UCB
-------------------------------------------------
Sousa, Jéssica Melo; Oliveira, Kamila Silva; Pino, Rafael da Silva Moraes ; Alessandra, Renata.
-------------------------------------------------Resumo:

Contexto: Pesquisa qualitativa e quantitativa do uso de drogas psicoativas pelos estudantes do curso de biomedicina da Universidade Católica de Brasília, apesar de todo o conhecimento sobre seus efeitos.
Objetivo: Analisar os motivos para o uso das drogas psicoativas entre os graduando de Biomedicina, distribuindo-os por tipos de drogas usadas, frequência de uso, classe econômica, aidade, o sexo e o período de graduação.
Métodos: Aplicação de questionário, no qual foi avaliada a frequência de uso das substâncias psicoativas entre os estudantes, a idade, o sexo e o período da graduação, assim como as principais razões apontadas para o consumo.
Resultados: Álcool e tabaco foram as drogas com mais frequência de uso, o consumo é maior pelo gênero feminino e os principaismotivos para uso dessas substâncias são a diversão e o relaxamento.
Conclusão: O consumo de substâncias psicoativas entre estudantes de Biomedicina da Universidade Católica de Brasília é considerado alto, em comparação com o que se constatou em outros trabalhos científicos.
Palavras chave: Substâncias psicoativas, biomedicina, Universidade Católica de Brasília.

Abstract:
Context: Qualitativeresearch and quantitative use of psychoactive drugs by students of biomedicine Catholic University of Brasilia, despite all the knowledge about its effects.
Objective: To analyze the reasons for the use of psychoactive drugs among undergraduate Biomedicine qualitatively and quantitatively the age, sex and time of graduation.
Methods: Application of the questionnaire, which assessed the frequency ofuse of psychoactive substances among students, age, sex and time of graduation, as well as the main reasons for consumption.
Results: Alcohol and tobacco were the drugs most frequently use, consumption is higher in females and the main reasons for the use of these substances are the fun and relaxation.
Conclusion: The consumption of psychoactive substances among students of Biomedicine at theCatholic University of Brasília is considered high compared to what is found in other scientific papers.
Keywords: Psychoactive substances, biomedicine, Catholic University of Brasilia.



Introdução
O consumo de substâncias psicoativas já é uma preocupação mundial, em função de sua alta incidência e dos riscos à saúde e derivados de seu uso. O uso abusivo de bebidas alcoólicas e outrassubstâncias psicoativas causam problemas relevantes na sociedade. A vida universitária é o período que possibilita a vivência de sentimentos positivos e conquista de uma profissão, mas, também, pode se tornar período crítico, de maior vulnerabilidade para o início e a manutenção do uso dessas substâncias5.
O presente estudo apresenta a elaboração de uma pesquisa que visa informar a quantidade dealunos estudantes do curso de Biomedicina da Universidade Católica de Brasília, que já estiveram em contato com algum tipo de droga psicoativa e o porquê desse contato. Foi identificada vasta literatura sobre adolescentes e jovens e o uso de drogas, no entanto, ainda são escassas as pesquisas que utilizem metodologia qualitativa, bem como pesquisas que tenham como público-alvo jovens usuários.
Onosso alvo foram os estudantes de do curso de Biomedicina da Universidade Católica de Brasília, nos outros estudos usados como referência do trabalho, observou-se que a população mais estudada foram os alunos(as) da rede pública de ensino o que acarreta um panorama do uso de drogas entre jovens enviesado.
Um dos objetivos foi buscar essas respostas nas camadas médias e altas, ou seja, nas...
tracking img