PERFIL DO PROFESSOR FRENTE AS ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO DOS ALUNOS

2895 palavras 12 páginas
AULA 01 (Semana de 28 a 31 de janeiro de 2013)

1. O que aprendeu?
Aprendi que a cada dia nosso conhecimento como educador é de suma importância para que nossa prática possa diferenciar, ou seja, tenho uma melhor qualidade em conhecer um pouco os nossos alunos. Principalmente aqueles que apresentam características de altas habilidades/superdotação.

2. O que utilizou na prática profissional?
Algumas atividades propostas durante o curso, em especial o meu conhecimento como profissional da educação. Deixando claro sobre qual o papel do professor e as funções que nos são atribuídas e para isso precisamos estar capacitados.

3. Dos teóricos estudos, qual os quais lhe chamaram atenção?
Todos são de grande importância. Apesar de encontrarmos pensamentos diferenciados, sabemos que em suma, cada um procura ensinar a melhor forma de conhecer nossos alunos com altas habilidades e superdotação.

4. Quais as expectativas para esse módulo?
Assim como nos módulos I e II foram importantes no aprimoramento de pontos importantes para a nossa formação, o módulo III também terá sua importância na formação continuada do educador, frente aos desafios que precisam ser enfrentados, com visão de profissionais que usam olhar observador e conhecimento específico.

AULA 02 (Semana de 28 a 31 de janeiro de 2013)

Pesquisar e responder quais as principais características que o professor deverá ter, em sua opinião, para ministrar aulas a alunos com altas habilidades/superdotados.

Muitas professoras, ao serem inquiridas depois a respeito do aluno superdotado, desconhecem o assunto e, mais ainda, acham que, geralmente, os superdotados não estão em seu meio de atuação. Até mesmo ao se verem diante de um instrumento de pesquisa, respostas e, sobretudo, a falta de segurança no assunto. Notei assim, que enfrentamos mitos sobre as manifestações de um indivíduo talentoso ou superdotado com ideias inatistas predominantes, como se a intervenção ambiental não

Relacionados