Perfil do produtor rural brasileiro de propriedade a empresa rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - CAMPUS CAIAPÔNIA
FACULDADE DE GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS

A MUDANÇA DE PERFIL DO PRODUTOR RURAL BRASILEIRO: DE PROPRIEDADE À EMPRESA RURAL

LUDIMILLA OLIVEIRA MONTEIRO NASCIMENTO
Orientadora: Profª. Esp. DÉBORA SIRNO SANTOS

Monografia apresentada à Faculdade de Gestão de Agronegócios, da Fesurv – Universidade de Rio Verde - Campus Caiapônia, como parte dasexigências para obtenção do título de Tecnóloga em Gestão de Agronegócios.

CAIAPÔNIA-GOIÁS
2012

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - CAMPUS CAIAPÔNIA
FACULDADE DE GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS

A MUDANÇA DE PERFIL DO PRODUTOR RURAL BRASILEIRO: DE PROPRIEDADE À EMPRESA RURAL

LUDIMILLA OLIVEIRA MONTEIRO NASCIMENTO
Orientadora: Profª. Esp. DÉBORA SIRNO SANTOS

Monografia apresentada à Faculdade de Gestãode Agronegócios, da Fesurv – Universidade de Rio Verde - Campus Caiapônia, como parte das exigências para obtenção do título de Tecnóloga em Gestão de Agronegócios.

CAIAPÔNIA-GOIÁS
2012

FOLHA DE APROVAÇÃO

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer em primeiro lugar a Deus pois sem a fé que eu tenho Nele não teria força alguma para vencer essa grande jornada e ter conseguido chegar até o fim.Agradeço a minha orientadora Débora Sirno pela paciência na orientação, e por tornar possível a conclusão dessa monografia.
Aos professores do curso que me levaram a buscar novos conhecimentos, pelo convívio destes anos, pelo aprendizado que foi tão importante na minha vida acadêmica.
Dedico principalmente a minha família que foi o meu alicerce, pelo incentivo, por ter acreditado na minhacapacidade. Especialmente a minha mãe pelo seu cuidado e dedicação, me dando a segurança, perseverança e esperança de seguir e me mostrar que não estava sozinha nessa caminhada.
E por fim a meus amigos e colegas de curso, por compartilharem todos esses anos de luta, cumplicidade, ajuda e amizade.

“Hoje pode ser o começo de uma nova era, ou mera continuação de uma era que já era, repetição monótonados velhos erros de sempre, ou tentativa sincera de fazer de modo diferente”.

(Geraldo Eustáquio)

RESUMO

NASCIMENTO,
Ludimilla Oliveira Monteiro. A mudança de perfil do produtor rural brasileiro: de propriedade à empresa rural. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Agronegócios) – Universidade de Rio Verde, Caiapônia – GO, 2012.

Há tempos o homem vivia commeios muito escassos de alimentos para sua sobrevivência. O tempo foi passando, o homem foi descobrindo que poderia produzir seu próprio alimento e o de sua família, assim ele passou a fixar-se no campo, ter suas próprias produções, passando a ser conhecido, por homem do campo. A evolução chegou junto com a tecnologia, aumentando a produtividade da propriedade rural. Com a tecnologia tudo mudou,a produção aumentou, o homem do campo passou a ser chamado de produtor rural transformando a sua propriedade rural em uma empresa rural, transformando-a em seu modo de subsistência. Com a grande globalização e os estudos avançados, os filhos dos produtores passaram a ficar distantes da propriedade, procurando se fixar na zona urbana, mas a preocupação do produtor rural é que seus herdeirospossam dar continuidade ao patrimônio que foi construído, ensinando a seus filhos que a propriedade pode ser rentável para que eles possam administrá-la por gerações futuras. Para que a gestão da propriedade seja mais eficaz o SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, responsável por capacitar os produtores rurais e que tem por missão formar e promover a família do campo, oferecendo treinamentospara facilitar o manuseio das novas tecnologias, ensinando técnicas de gestão para que a propriedade fique mais produtiva, gerando e produzindo uma melhor qualidade de vida ao produtor e sua família, tem realizado um trabalho relevante. Essa pesquisa foi baseada em estudos bibliográficos e preocupou-se em constatar a importância da formação intelectual do produtor rural no processo de quebra de...
tracking img