PERFIL DO PERCENTUAL DE GORDURA (%G) E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ROTARY

2259 palavras 10 páginas
PERFIL DO PERCENTUAL DE GORDURA (%G) E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ROTARY
Oliveira Ribeiro Muniz

Resumo
Introdução: A obesidade é atualmente uma epidemia mundial, conseqüência do sedentarismo e hábitos nutricionais inadequados. Objetivo: O objetivo do estudo foi demonstrar o perfil de percentual de gordura (%G) e Índice de Massa Corporal (IMC) de alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Rotary. Metodologia: Foram coletados altura e peso dos adolescentes para obtenção do IMC, segundo protocolo de Quetelet e dobras cutâneas de tríceps e panturrilha para dimensionar o %G, de acordo com o protocolo de Lohman (1987). Resultados: Foram encontrados os índices de G% de 27,05 para os meninos e 38,87 para as meninas e o IMC 20,41 meninos e 19,18 das meninas. Conclusão: Conclui-se pelos dados apresentados que o grupo estudado apresentou uma classificação de “MUITO ALTO” para meninas e “MODERADAMENTE ALTO” para os meninos, já a classificação de IMC como “NORMAL” em ambos os sexos.
Palavra – chave: Obesidade, adolescência, IMC, Percentual de Gordura.
1. Introdução
A obesidade é uma das alterações metabólicas mais antigas que se conhece, sendo estudada desde o século XVII. No inicio do século XX o semanário médico The Lancet, em seu editorial já chamava a atenção para a diminuição da expectativa de vida em indivíduos obesos (OLIVEIRA et al., 2003).
Já segundo Mello et al. (2004), a definição torna-se simplificada quando nos atemos ao fato de observar o visual do corpo do indivíduo como elemento para sua classificação. Na criança e no adolescente há um aumento na estatura e é acelerada a idade óssea. Depois de um tempo, o ganho de peso continua e a estatura e a idade óssea se mantêm constantes. O que pode acarretar altura final diminuída, devido ao fechamento antecipado das cartilagens de crescimento.
Com os avanços tecnológicos da modernidade, crianças e adolescentes tem-se tornado nas ultimas décadas cada vez mais

Relacionados