perfil do mediador de conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiramente, antes de explanarmos o tema do presente estudo cabe fazermos um preâmbulo a cerca do que é a Mediação para logo após enumerarmos quais deverão ser as características e qualidades do Mediador, expondo quais os seus perfis e quais deverão ser os seus padrões de conduta.

Trata-se a Mediação de uma técnica desenvolvida para intermediar o conflito de interesses, onde um terceiro,escolhido de comum acordo entre as partes, irá conduzir a negociação, ouvindo e filtrando as informações repassadas pelas partes, mediando e costurando as negociações até um entendimento final e satisfatório para as partes envolvidas na Mediação.

O Mediador é acima de tudo um facilitador, deverá ser sempre neutro, não devendo impor soluções, quem decide são as partes, a sua principal função éajudar as partes, por suas próprias convicções, a chegarem a um acordo através de sucessivas negociações, quantas forem necessárias para a solução dos seus impasses.

O Mediador deverá ser capacitado, neutro e imparcial, tendo como objetivo restabelecer os relacionamentos, promover uma cultura de paz, fazendo prevalecer a auto-estima e contribuir para o incremento do Poder Judiciário. Deverátambém o Mediador desenvolver como papel primordial o estabelecimento de um canal de comunicação entre as partes, facilitando o diálogo, sem de forma alguma sugerir a solução, para que as próprias partes possam superar as desavenças e comporem uma solução para o conflito.

A Imparcialidade deverá ser uma condição fundamental ao Mediador, não poderá existir conflito de interesses ou mesmo derelacionamento capaz de afetar sua imparcialidade, valores pessoais ou preconceitos não poderão interferir em sua Mediação, devendo o Mediador sempre buscar entender e compreender a realidade das partes.

Outra característica do Mediador é quanto a sua credibilidade, devendo construir e manter a credibilidade perante as partes, sendo sempre independente, franco e coerente.

O Mediador deverá possuirplena capacidade para efetivamente mediar a controvérsia existente, ou seja, deverá ter competência para levar as partes a comporem um acordo pondo fim ao litígio. Por esta razão, o Mediador só deverá aceitar a incumbência de Mediar quando tiver as qualificações necessárias para satisfazer as expectativas das partes.

Temos a Confidencialidade como outra característica fundamental para o bomdesempenho do Mediador, fatos, situações e propostas que vierem a ser relatadas e feitas no curso da Mediação deverão ser mantidas sob o mais absoluto sigilo, por serem informações privilegiadas. Aqueles que compõem uma mesa de Mediação devem obrigatoriamente manter todo o conteúdo referente à Mediação no mais total e absoluto sigilo, não podendo, inclusive, serem testemunhas do caso, respeitando oprincípio da autonomia da vontade das partes, nos termos por elas convencionados, desde que não contrarie a ordem pública.

O Mediador deverá ser diligente, obtendo o máximo de cuidado e de prudência para observância da regularidade, devendo cuidar ativamente de todos os seus princípios fundamentais e assegurar a qualidade do processo.

É de total incumbência do Mediador ao receber osmediados dar-lhes boas vindas, explicando como se deverá proceder no processo de Mediação, explicando-lhes qual será o seu papel nessa assentada, qual o papel que cada uma das partes irá exercer, apresentar informações que sejam relevantes, deixar claro a confidencialidade do que será relatado pelas partes, autonomia para decidir se as sessões deverão ser conjuntas ou separadas, informar e cobrar queas partes ao final da mediação assinem o termo de compromisso de Mediação e alertar as partes sobre a participação de boa-fé, o que é imprescindível para que a Mediação alcance seu objetivo maior, que é a resolução do conflito sem a necessidade de se recorrer ao Juízo Arbitral.

O Mediador no desempenho de sua função tem como objetivos deixar que as partes expressem todos os seus sentimentos,...
tracking img