Primeiramente, antes de explanarmos o tema do presente estudo cabe fazermos um preâmbulo a cerca do que é a Mediação para logo após enumerarmos quais deverão ser as características e qualidades do Mediador, expondo quais os seus perfis e quaisdeverão ser os seus padrões de conduta.

Trata-se a Mediação de uma técnica desenvolvida para intermediar o conflito de interesses, onde um terceiro, escolhido de comum acordo entre as partes, irá conduzir a negociação, ouvindo e filtrando asinformações repassadas pelas partes, mediando e costurando as negociações até um entendimento final e satisfatório para as partes envolvidas na Mediação.

O Mediador é acima de tudo um facilitador, deverá ser sempre neutro, não devendo impor soluções, quemdecide são as partes, a sua principal função é ajudar as partes, por suas próprias convicções, a chegarem a um acordo através de sucessivas negociações, quantas forem necessárias para a solução dos seus impasses.

O Mediador deverá ser capacitado,neutro e imparcial, tendo como objetivo restabelecer os relacionamentos, promover uma cultura de paz, fazendo prevalecer a auto-estima e contribuir para o incremento do Poder Judiciário. Deverá também o Mediador desenvolver como papel primordial oestabelecimento de um canal de comunicação entre as partes, facilitando o diálogo, sem de forma alguma sugerir a solução, para que as próprias partes possam superar as desavenças e comporem uma solução para o conflito.

A Imparcialidade deverá seruma condição fundamental ao Mediador, não poderá existir conflito de interesses ou mesmo de relacionamento capaz de afetar sua imparcialidade, valores pessoais ou preconceitos não poderão interferir em sua Mediação, devendo o Mediador sempre buscarentender e compreender a realidade das partes.

Outra característica do Mediador é quanto a sua credibilidade, devendo construir e manter a credibilidade perante as partes, sendo sempre independente, franco e coerente.

O Mediador [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). perfil do mediador de conflitos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Perfil-Do-Mediador-De-Conflitos/42833083.html

MLA

"perfil do mediador de conflitos" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Perfil-Do-Mediador-De-Conflitos/42833083.html>.

MLA 7

"perfil do mediador de conflitos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Perfil-Do-Mediador-De-Conflitos/42833083.html>.

CHICAGO

"perfil do mediador de conflitos." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Perfil-Do-Mediador-De-Conflitos/42833083.html.