Perfil do docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DOCENTE E A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Francisco Oliveira de Santana
Pós graduando em Docência do Ensino Superior
Bacharel em Administração
Analista de Departamento de Pessoal

Resumo

O artigo propõe um parecer sobre a formação e a importância dos professores no Ensino Superior de qualidade, situação esta que é cada vez mais exigida, na atualidade, em um contexto globalizadofomentam-se discussões entre membros da sociedade, especialistas da área e políticos, sobre os reflexos da formação dos egressos dos cursos superiores no Brasil, principalmente na formação do profissional que se direciona à docência. Baseando-se nos resultados de exames nacionais e internacionais de avaliação do ensino superior, verifica-se a não apresentação de resultados esperados para a formaçãodaqueles que concluem os cursos de graduação. Desta forma, surgem alguns questionamentos, como por exemplo, sobre as causas do baixo rendimento do discente de nível superior, se seriam referentes à má atuação dos professores e sua prática apoiada somente em teorias, negligenciando o real aprendizado do aluno. Este artigo apresenta considerações e reflexões sobre a formação de professores no contextopedagógico buscando esclarecer a importância do docente no ensino superior e definir sua função na formação de profissionais e cidadãos. Nesse sentido, entendendo que são poucos os estudos nessa área específica, com pouca relevância deste aspecto para a qualidade da educação, essa pesquisa busca aprimorar os conhecimentos sobre o tema, abordando de forma clara e sucinta, ressaltando os processospedagógicos nas IES – Instituição de Ensino Superior, além de salientar o professor como peça principal no processo de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave: Formadores; Docente; Aluno; Profissionais; Cidadãos.

INTRODUÇÃO

Este artigo decorre sobre a formação dos docentes do Ensino Superior e sua responsabilidade no desenvolvimento do indivíduo como profissional; buscando ressalta aimportância desta função não só na formação de outrem; mas também como formadores de cidadãos, ressaltando assim, no decorrer deste artigo, as dificuldades deste docente nas mais vertentes áreas do conhecimento, tais como seus anseios e dificuldades.

Apesar de desempenhar significativa atribuição política e social, o docente tem foco no processo de ensino e aprendizagem. Para lidar com os maisdiferentes indivíduos que compõem o cenário universitário, não devendo possuir apenas o domínio específico na área atuação, mas também o domínio das áreas pedagógicas e habilidades necessárias para exercer a atividade docente, desta forma, o educador do Ensino Superior é, acima de tudo, um profissional da educação.

O docente deve ser detentor de alguns requisitos essenciais, tais como;conhecimento na área de atuação, técnicas pedagógica e habilidade para desenvolver pessoas, dentre tantos outros.

Aspectos que o distingue o professor, não só meramente como reprodutor de informações, mas como motivador da aprendizagem, tendo o ensino não como fim, mas como meio para desenvolver no individuo o conhecimento e não apenas reproduzi-lo.

Quando se trata do assunto da formação deprofessores, remete-se imediatamente ao modo de formação do docente do ensino básico. Raramente essa abordagem se estende para a formação do docente universitário. É como se não houvesse importância nenhuma do magistério nesse nível, sendo desnecessários conhecimentos pedagógicos para os docentes do Ensino Superior. Porém, uma das críticas mais comuns, voltada aos cursos superiores é a didática dosdocentes, fato esse facilmente comprovado em avaliações institucionais de diversas IES- Instituições de Ensino Superior, ou por meio de literatura específica voltada ao público universitário.

Comenta-se, usualmente, que os docentes de nível superior possuem o conhecimento necessário para lecionar o conteúdo que se dispõe, porém, não utilizam da didática vocacional, exigida para o magistério, que...
tracking img