Perfil do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3.1 PERFIL DO CONSUMIDOR
O estudo do comportamento do consumidor analisa como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço) em itens relacionados ao consumo. O comportamento do consumidor engloba o estudo de o que compram, porque compram, quando compram, onde compram, com qual frequência compram ou usam o que compram (SCHIFFMAN; KANUK, 2000).
Foiidentificado na Padaria e Confeitaria Tribess o público alvo: Homens, da faixa etária dos 14 aos 30 anos, da classe C.
COMPORTAMENDO DO CONSUMIDOR DO SEXO MASCULINO
Algumas características dos compradores descritas por Underhill (1999) estão relacionadas a seguir:
- Os homens gastam menos tempo olhando;
- É difícil fazer um homem olhar algo que não tenham a intenção de comprar;
-Normalmente os homens não gostam de perguntar onde estão as coisas;
- Quando um homem leva uma roupa para o cabide de prova, só não as comprará se não couber fisicamente;
- Os homens são mais sugestionáveis do que as mulheres, pois parecem estar tão ansiosos para sair da loja que dizem sim para quase tudo;
- Homens simplesmente querem lugares onde consigam encontrar o que precisam como mínimo de procura, e depois, sair rapidamente.
- Os homens andam mais rápido pelos corredores das lojas;
Porém segundo o site www.portalamazonia.locaweb.com.br/sites/amtv há algum tempo os homens vêm deixando de serem aqueles machistas no que diz respeito à vaidade e se tornando mais sensíveis, preocupados com a aparência física e seu bem-estar emocional. Estão assumindo a postura de que servaidoso agrada as mulheres, sentem mais prazer em se ver no espelho, transmite mais autoconfiança e reflete até mesmo na hora de ingressar em uma carreira profissional.
Academias, salões de cabeleireiros, spa's e clínicas já fazem parte do dia-a-dia de muitos homens. O Homem é estimulado pela nova ordem do mercado. Seja por questões pessoais ou profissionais, a cobrança pela boa apresentaçãotornou-se cada vez maior. De acordo com os especialistas a boa aparência gera mais autoconfiança e, como consequência, melhor produtividade.
Segundo editoriais da Revista Época, o que contribui para a mudança de comportamento dos homens é "a crescente participação da mulher no mercado de trabalho, a adesão dos homens à arte de embelezar-se e a pressão da televisão, do cinema e da propagandaenaltecendo a juventude". Pessoas com melhor aparência ganham salários maiores. A lógica por trás disso não é simplesmente que os chefes preferem conviver com pessoas bonitas. Quem cuida bem de si reforça a imagem de profissional perfeccionista, mais atento a detalhes. "

COMPORTAMENDO DO CONSUMIDOR DA FAIXA ETARIA DOS 14 AOS 30 ANOS
Segundo o site www.hermanomota.com.br a idade dos consumidoresexerce uma influência extremamente significativa sobre suas identidades
A maturidade quase precoce dos jovens nascidos no mundo “www” faz deles referência dentro de casa. O estudo Riologia indica que 89% dos entrevistados consideram que têm liberdade e autonomia no seu ambiente familiar. Esses jovens são os maiores influenciadores nas decisões da compra de uma família e funcionam como porta-vozes dasnovidades e críticas. Sendo críticos ao extremo. 95% deles consomem alguma forma de lazer: 96% frequentam shoppings; 91% frequentam a praia; 75% vão ao cinema, 52% gostam de praticar esportes; 46% vão a restaurantes; 21% a bares; e 13% ao teatro.
Principais necessidades dos adolescentes: *Experimentação
*A associação demarcas
* Independência
* Aprovação dos outros
Segundo a psicóloga Neusa Ferrari: O comportamento do jovem brasileiro sofre influência sócia/econômica/cultural. Fatores determinantes que justificam os dados obtidos nesta pesquisa.
O comportamento do...
tracking img