Perfil do administrador público no século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Curso: Adiministração pública
Disciplina: Seminário Integrador
Professor: Roberto César Alves Correia

O PERFIL DO ADMINISTRADOR PÚBLICO NO SÉCULO XXI

Anne Silva
Cristina Araújo
Cristina de S.Gomes
Kety Barros
Maria da Silva
Marivânia SilvaMARAGOGI/AL
Julho/2011
INTRODUÇÃO

A cada dia que passa o setor público se defronta com novos desafios. O paradigma gerencial contemporâneo exige novas formas flexíveis de gestão, descentralização de funções, redesenho de estruturas e criatividade de seus recursos humanos. Conseqüentemente, a administração pública em níveis federal, estadual e municipal deve estar preparada para enfrentar taismudanças, tendo em vista a maior qualidade e produtividade de suas ações, mediante a adoção de modelos gerenciais capazes de gerar resultados Para isso, é necessário que existam bons profissionais na área da administração para atuar no século XXl.
Nesse contexto, são imprescindíveis, entre outras, as seguintes características para o administrador público do séc. XXI: compreensão do contextosociopolítico em que atua; previsão, entendimento e gerenciamento das mudanças, exercitando a flexibilidade e maleabilidade para enfrentar a incerteza; capacidade para a autogestão, ou seja, conhecer a si próprio, administrar seu tempo, delegar, tomar decisões, definir prioridades, desenvolver a inteligência emocional são temas de importância crescente na formação gerencial; capacidade de comunicação erelacionamento com pessoas e grupos; conhecimento de ações e reações de outros países, de outras culturas, acompanhando a tendência universal de abertura e integração; capacidade de negociação; ética pública e compromisso social.
O perfil do administrador público do século XXl é completamente diferente do administrador do passado.

JUSTIFICATIVA

Esse projeto tem em vista apontar o novo perfil doAdministrador Público do Século XXl que é diferente do Administrador do passado. Pois, hoje são vários as novas habilidades e atitudes a serem desenvolvidas por estes profissionais ao longo de sua profissão.

OBJETIVOS:

Objetivo geral:
• Mostrar as perspectivas do Perfil do Administrador público no século XXI.

Objetivos específicos:
• Refletir sobre o novo perfil doAdministrador Público do século XXl no sentido de problemas.

• identificar como ocorreram as mudanças de comportamento diante de algumas características como: capacidade de organização, capacidade de observação, capacidade de liderança e de gerência, responsabilidade, honestidade, visão de projeto, metodologia, dinamismo, facilidade de lidar com situações inesperadas, flexibilidade, agilidade,objetividade, pró-atividade, capacidade de trabalhar sobre pressão.

O PERFIL DO ADMINISTRADOR PÚBLICO NO SÉCULO XXl

O perfil do administrador público do século XXl é completamente diferente do administrador do passado.
Mudaram-se os parâmetros comportamentais. Espera-se que o administrador do novo século exerça suas funções, conheça a natureza humana e saiba conduzir as pessoas, que não apenas tomedecisões e sim que transforme suas ações em oportunidades, que vise não somente o crescimento individual mas que interligue os setores da empresa de maneira que ela funcione como um todo e que seus esforços estejam voltados para atingir o mesmo objetivo, o sucesso.
Peter F. Drucker (n.1903): “Existirão dois tipos de executivos nos próximos anos: os que pensam globalmente os que estarão...
tracking img