Perfil de egressos do curso de administração para o mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o perfil dos acadêmicos cadastrados no banco de dados do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE – na cidade de Cuiabá Mato Grosso, verificando o porquê de existirem constantes vagas para estágio a serem preenchidas em diferentes organizações, comparadas ao grande número de estabelecimentos de ensino superior em nossacapital. Se existe alguma “deficiência” na formação dos acadêmicos, se eles estão preparados para enfrentar esse primeiro desafio do estágio e se capacitando para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.
Diferentes tipos de técnicas de recrutamento e seleção são adotados quando pretendem contratar uma pessoa para preencher seu quadro de funcionários. Técnicas de seleção interna que temcomo objetivo migrar ou promover colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários, seleção externa que busca fora da instituição uma pessoa que preencha o perfil para vaga disponível e traga novas expectativas quanto a uma forma de trabalho diferente, ou a seleção mista que se utiliza das ambas as formas ora pra motivar um funcionário com uma provável promoção ora pra admitir em suaempresa um colaborador que tenha uma nova visão e um conhecimento diferenciado para somar com a metodologia de trabalho da empresa. Quando de trata encaminhar estagiários para o mercado de trabalho a internet tornou uma ferramenta de grande relevância como meio intermediário de contração de funcionários, existem sites tanto das empresas que tem um espaço para cadastro de currículos, como sitesespecializados que fazem o encaminhamento de estagiários para preencherem vagas de empregos nas instituições. No que diz respeito a encaminhado de estagiários o CIEE (Centro Integrado Empresa-Escola) é uma referencia nacional, pois possui um banco de dados com aproximadamente vinte mil cadastros de estudantes para serem encaminhados a estágios nas empresas, disponibilizando mensalmente de duzentas atrezentas vagas de estágios das quais 20% não são preenchidas, segundo informações do supervisor de unidade de operação, o senhor Ugo Subtil, responsável pela unidade do CIEE em Cuiabá. O processo é simples, o estudante se cadastra no site, preenche um formulário, e ele próprio imprime um encaminhamento para se apresentar na empresa, que disponibiliza uma vaga que atende ao perfil dos dados que eleacabara de informar no preenchimento do formulário.
Apesar do grande número de faculdade que abrem todos os anos e crescem de forma questionável, oferecendo formação superior em diferentes áreas, a maioria das vagas de estágios não é suprida por falta de “mão de obra qualificada” que atenda as necessidades das empresas. Não é levado em consideração somente a avaliações de currículos ou matériastécnicas e especificas de cursos acadêmicos, mas as qualificações pessoais, a bagagem cultural, o desenvolvimento e conhecimento pessoal que define o perfil e personalidade do profissional a ser contratado, sua liderança, comportamento proativo, boa verbalização escrita e oral e facilidade de relacionamento interpessoal dentre outros. A má formação acadêmica esta relacionada diretamente aquestões sócio-econômicas e segue todo um histórico que começa desde ambiente familiar, a formação do ensino fundamental, ensino médio e irá se refletir de forma positiva ou negativa quando o estudante se ingressar na faculdade. Se o acadêmico não teve uma boa base na sua educação familiar quando freqüentava o ensino médio ou fundamental, com certeza ele terá muitas dificuldades para se desenvolver ou seadaptar ao ritmo de estudo quando se ingressar no ensino superior.
Quando uma empresa planeja contratar um estagiário seja por um curto período de tempo ou mesmo quando pretendem treinar um acadêmico almejando que futuramente, após ele assimilar o perfil de trabalho exigido, este possa seguir um plano de carreira dentro da empresa ao termino do seu curso, essa empresa foca as novas...
tracking img