PERFIL DE CONDUTA FISIOTERAPEUTICA EM PROGRAMAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O envelhecimento biológico normal leva à diminuição das reservas funcionais do organismo. Este efeito pode ser observado em todos os aparelhos e sistemas. Todavia, a velocidade e a extensão desse declínio variam muito entre os diversos tecidos e funções, como variam também de um individuo para outro ( PICKLES; BAIRRIES; et al 2002).
O aumento do envelhecimento populacionalvem se mostrando como fenômeno mundial. De acordo com a previsão da Organização Mundial de Saúde(OMS), a população com mais de 60 anos crescerá de tal modo que, em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo em números de idosos. O Brasil não está preparado, em recursos no setor de saúde, para absorver esse contingente populacional, pois precisa da implantação de políticas públicas que proporcionem aesse segmento espaço e reconhecimento das características e necessidades próprias dessa fase do ciclo da vida (PAPALEO NETO,2002).
No Brasil, o interesse pela qualidade de vida na velhice é ainda incipiente e fragmentado. Com certeza, porque a emergência da velhice como fenômeno social é muito recente e, em especial, por inserir-se num quadro de forte desigualdade social e de acentuadascarências, em que uma minoria, como os idosos, não chega a constituir demandas capazes de mobilizar a sociedade em favor do atendimento de suas necessidades (NÉRI,1999).
O idoso tem elevado índice de doenças crônico-degenerativas que interferem na sua qualidade de vida, podendo causar complicações e incapacidades funcionais. Portanto, torna-se importante, priorizarem medidas de prevenção e promoção desaúde a este contingente populacional, pois a velhice patológica acarreta altos custos para o individuo e para a sociedade, sobrecarregando também o Sistema Único de Saúde (NÉRI,1999).
A capacidade funcional do idoso, no seu significado mais amplo, inclui sua habilidade em executar tarefas físicas, a preservação das atividades mentais, e uma situação adequada de integração social. Por meio daavaliação da capacidade funcional podem ser definidas estratégias de promoção de saúde dos idosos, visando retardar ou prevenir as incapacidades (LITVOC; BRITO, 2004).
Portanto a preservação ou a recuperação da capacidade funcional consiste num objetivo prioritário da Fisioterapia, na atenção à saúde do idoso.

2.0. Revisão de Literatura

2.1. O Fenômeno do Envelhecimento Populacional

Oenvelhecimento populacional é definido como a mudança de faixa etária na população, na qual se observa o aumento relativo de pessoas acima de determinada idade, considerada como definidora do inicio da velhice, (CARVALHO E GARCIA, 2003).
O aumento do envelhecimento populacional vem se mostrando como fenômeno mundial, de acordo com a previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na França, por exemplo, oaumento da população idosa se deu em mais de um século de 7% para 14%, no Brasil essa mesma variação ocorrerá em 20 anos, (entre 2011 e 2031), (VERAS, 2012).
Na virada do século, entre 1980 e 2000 a população idosa brasileira, ou seja, pessoas com mais de 60 anos, cresceu de 7,3 milhões para 14,5 milhões e ao mesmo tempo, a expectativa média de vida cresceu no país. No período compreendido entre1991 e 2000, por exemplo, o número de pessoas idosas aumentou em números absolutos em cerca de 4 milhões.
Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, (IBGE) mostram que a população idosa brasileira no ano 2000 alcançava cerca de 15 milhões, e em 2010 a proporção tinha aumentado para 11%, sendo que o crescimento populacional de idosos com mais de 80 anos alcançou 65% ou seja,em números absolutos em 2010 o número de idosos foi de 20 milhões. Estima-se ainda que a população com mais de 60 anos, no Brasil será de aproximadamente 65 milhões em 2050.
Contudo, segundo a própria Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil, com este fenômeno do envelhecimento populacional, já em 2025, será o sexto pais do mundo em números de idosos.
Com relação aos países da...