Perfil de antimicrobianos em um hospital universitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Os antimicrobianos foram primeiramente definidos como substâncias químicas produzidas por várias espécies de microrganismos, vegetais e animais, que impedem o crescimento de outros. Contudo, o desenvolvimento da indústria farmacêutica viabilizou a síntese de antibióticos de origem semi-sintética e sintética.

Estes diferem entre si quanto às propriedades químicas, seusespectros e mecanismos de ação e são classificados quimicamente como: derivados de aminoácidos, de açúcares, de acetatos, propionatos, entre outros.

A descoberta da penicilina por Fleming, em 1929, representou o marco de uma nova era terapêutica, até então desprovida de meios eficazes para cura das mais variadas infecções. Ao descrever o primeiro antibiótico, Fleming foi, também, o primeiro autor adescrever o fenômeno da resistência bacteriana aos antibióticos.

A grande dificuldade que a terapêutica antimicrobiana encontra nos dias de hoje, e cada vez mais difundida, é a chamada resistência adquirida, isto é, mudanças que se processaram na sensibilidade dos microrganismos, que de sensíveis tornaram-se resistentes às drogas antimicrobianas. Este fenômeno é observado em todos os países e emquase todos os agentes microbianos, variando sua frequência e intensidade de acordo com características regionais e locais. Entretanto, a problemática da resistência bacteriana aos antibióticos está associada ao seu uso inadequado.

A escolha racional dos antimicrobianos é um processo complexo, que exige diagnóstico clínico laboratorial e conhecimento farmacológico dos agentes infecciosos.Logo, essa escolha deve ser realizada por um profissional habilitado e qualificado, e representa um desafio para os médicos e farmacêuticos.

Com o uso racional, o trabalho do farmacêutico através da Atenção Farmacêutica adquire um caráter extremamente importante para conseguir resultados satisfatórios quanto à eficácia do tratamento, segurança e economia financeira para o paciente.
2 OBJETIVOS2.1 Objetivo geral

Avaliar o perfil de utilização de antimicrobianos em uma enfermaria pediátrica de um Hospital Universitário do Sul de Minas Gerais.

2.2 Objetivos específicos

- Avaliar a atuação da CCIH.
- Analisar a legibilidade dos prontuários.
- Verificar as principais vias de administração dos antimicrobianos.
- Analisar o antimicrobiano mais prescrito.
- Conhecer a formafarmacêutica mais prescrita.
- Avaliar a duração do tratamento.
- Avaliar se o tratamento foi concluído no ambiente hospitalar.
- Verificar a solicitação de exames bacteriológicos.

3 JUSTIFICATIVAS

Uma das principais preocupações mundiais quanto ao uso de medicamentos está relacionada à utilização de antimicrobianos.

Aproximadamente 50%dos pacientes internados recebem algumantimicrobianos durante o período de sua hospitalização. Entretanto, metade destes são prescritos inadequadamente.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS 2002), as infecções causam 25% das mortes em todo o mundo e 45%, nos países menos desenvolvidos. Os antimicrobianos correspondem a 12% de todas as prescrições ambulatoriais. Mais de 50% das prescrições mostram-se inapropriadas. Dois terçosdos antimicrobianos são utilizados sem prescrição médica em muitos países, 50% dos consumidores compram medicamento para um dia e 90% compram para período igual ou inferior a três dias. Mais de 50% do orçamento com medicamentos são destinados aos antimicrobianos.

O uso abusivo desses medicamentos está se tornando, cada vez mais, difícil ao combate às doenças e aumentando a incidência deinfecções hospitalares e os custos de saúde, tanto para o indivíduo quanto para o poder público, que devem fazer uso de novas drogas obtidas pela indústria farmacêutica a custos bem mais altos.

Pela importância que os antimicrobianos assumem no tratamento dos pacientes hospitalizados, a pesquisa realizada no Hospital Universitário Alzira Velano possibilitará o desenvolvimento de uma nova política...
tracking img