perfil de aconselhadoresem dependencia quimica

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 26 de janeiro de 2015
O Peril do acoselhador em dependência química
É o profissional que atua em programas e/ou serviços de recuperação e reinserção social de pessoas com transtornos decorrentes do uso de SPAs. Compõe equipes multidisciplinares, nos programas de tratamento, com os demais profissionais de nível superior da área da Saúde e de Serviço Social, em hospitais, clínicas, comunidades terapêuticas eambulatórios, podendo atuar em empresas públicas e/ou privadas, em programas de prevenção ao uso de SPAs no trabalho. Presta serviços sociais, orientando indivíduos com relação alterada com substância psicoativa, as respectivas famílias, comunidades e instituições públicas e/ ou privadas, a respeito de questões de saúde em relação à dependência química.
O objetivo das intervenções pode ser a abstinênciatotal de substâncias ou redução de danos. Deve ficar claro o objetivo da abordagem.
Intervenção de grupo e individual dos sujeitos em tratamento.
Intervenção de família e comunidade que buscam orientação não necessariamente tratamento.
Construir plano de abstinência.
Orientar para prevenção da recaída.
Trabalhar para prevenção da recaída e reorganização/reinserção.

Métodosde tratamento (consultoria)

Tratamento nos modelos grupais:
Mútua-ajuda.
Psicoeducação.
Operativo.
Psicoterápico.
Espiritualidade.
Aspectos trabalhados em grupo primordialmente:
Craving.
Ansiedade.
Recaída.
Comportamento.
Conduta.
Disciplina.
Responsabilidade.
Adesão ao tratamento.

Dificuldades no manejo do dependente químico:

Rotina
Limites
Conduta
Comorbidades
Disfunções familiaresAlterações clínicas
Juízo critico prejudicado
Alterações de humor

Mecanismos de defesa utilizados:
Negação
Racionalização e projeção
Agitação
Recaída

REGULAMENTAÇÃO

A profissão sofre com a falta de apoio, vontade política e divulgação para sua efetiva regulamentação. Com tantas necessidades e exigências nas atuais políticas públicas da área teríamos grandes progressos anível país, nos atendimentos, tratamentos e respostas à demanda latente. O Consultor em Dependência Química assim como toda profissão em sua construção e amadurecimento fica limitado à confiança dos profissionais envolvidos e suas portas abertas visto não poder disputar seu espaço em órgãos públicos. A profissão já tramita na Câmara dos Deputados desde 1995, segue abaixo seu andamento e suaevolução:

PROPOSTAS:

PL-329/1995 - Projeto de Lei apresentado em abril/95 pelo então Deputado Federal Eduardo Mascarenhas. Objetivo: o reconhecimento e regulamentação da profissão de “Conselheiro em DQ”.
PL-7772/2010 - Projeto de Lei apresentado em agosto/2010 pelo ex-Deputado Federal Nelson Proença. Objetivo: a regulamentação da profissão de “Conselheiro/Consultor em DQ”.
PL 7424/2010 - Projetode Lei apresentado em junho/2010 pelo atual Deputado Federal Dr. Rosinha. Objetivo: a regulamentação da profissão de “Terapeuta em DQ”.Situação: Aguardando Designação de Relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Identificação da Proposição: Autor Dr. Rosinha -PT/PR. Apresentação01/06/2010 – Ementa Regulamenta o exercício da profissão de Terapeuta em Dependências Químicas.DESPACHOS:

18/04/1995 - APRESENTAÇÃO DO PROJETO PELO DEP EDUARDO MASCARENHAS.
08/05/1995 - Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA) DESPACHO A CTASP E CCJR (ARTIGO 54 DO RI).
09/05/1995 - COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP) ENCAMINHADO A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).
18/05/1995 - PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE EMENDAS: 05 SESSÕES. DCN1 18 05 95 PAG10381 COL 01. RELATOR DEP AGNELO QUEIROZ. Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).
26/05/1995 - NÃO FORAM APRESENTADAS EMENDAS. PLENÁRIO (PLEN)
01/06/1995 - LEITURA E PUBLICAÇÃO DA MATERIA. DCN1 01 06 95 PAG 11832 COL 02. Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).
08/05/1997 - PARECER CONTRARIO DO RELATOR, DEP AGNELO QUEIROZ. Comissão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependência quimica
  • dependência quimica
  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependências Químicas
  • Dependência Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!