Perfil casas bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| Perfil da empresa2.1.1 Fundada em 1952, em São Caetano do Sul, SP, pelo imigrante polonês Samuel Klein, que iniciou como mascate vendendo produtos de porta em porta. Mas a maioria dos seus clientes eram retirantes baianos daí o nome da empresa.Em 1970 adquiriu o controle acionário de uma financeira, a Intervest, com o objetivo de financiar os fregueses das lojas e dar impulso a abertura denovas filiais. No mesmo ano, abriu a primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Os filhos Michael e Saul Klein começaram a trabalhar na empresa desde década de 80, período em que foi inaugurada a 100ª loja. Sempre à frente dos negócios, Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado, com a abertura de novas filiais nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, todasna década de 90. Mais recentemente no ano de 2000, a rede também chegou a Goiás e ao Distrito Federal. Em 2004 a Casas Bahia entrou no Rio Grande do Sul, chegando a 14 milhões de clientes e mais de 400 lojas. Iniciou então sua fascinante carreira de comerciante. Experiência de vida e vontade de vencer não lhe faltava. Comprou uma carreta, e com a ajuda de um conhecido, começou a formar suaprimeira rede e clientes vendendo, de porta em porta, roupa, cama, mesa e banho.Quando se fala em grande rede de varejo, principalmente no setor de móveis e eletrodomésticos, não é difícil apontar: a liderança é das Casas Bahia. Fenômeno do varejo nacional, a empresa é a prova de que apostar em consumidores de baixa renda compensa, e muito. Por trás da política de crédito e de todo o crescimento darede.No dia 4 de dezembro de 2009 o Grupo Pão de Açúcar anunciou a compra das Casas Bahia, tornando-se uma parte integrante do atualmente maior grupo varejista brasileiro.2.1.2 Os números são superlativos, quaisquer que sejam os índices mensurados: A rede tem uma frota de caminhões própria constituída de 2.254 unidades. Mesmo com a criação do cartão de crédito Casas Bahia, administrado peloBradesco, metade das vendas à prazo ainda é feita com carnê; o cartão é responsável por 40% das vendas parceladas.
As Casas Bahia têm como principais produtos à venda móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Seus carros-chefes são os móveis, de produção própria – a rede de lojas controla a fábrica de móvel Bartira desde 1981 – colchões, celulares e televisores.
Recentemente começou a venderprodutos de informática. Graças aos preços e aos prazos, ajudou a popularizar notebooks, computadores de mesa onboard e os chamados multifuncionais (impressora, scanner e copiadora). Marcas como Positivo, HP e Lenovo beneficiaram-se da estratégia de massificação de produtos de informática da rede. Hoje controlada pelo Grupo Casas Bahia, a Bartira produz com exclusividade todos os móveis vendidos narede. Com plantas nas cidades de São Caetano do Sul e Santo André e um centro de distribuição em Jundiaí, a Móveis. Bartira conta com mais de 2000 funcionários que produzem mensalmente 100 mil dormitórios, 180 mil módulos de cozinha e 30 mil estantes e racks – média de 4 milhões de itens produzidos anualmente – utilizando cerca de 26 milhões de m² de chapas de madeira.2.1.3 Principais fornecedores,principais insumos, matérias primas e   serviços por eles fornecidos:
A IBM é um de seus principais fornecedores (responsável por 90% do parque instalado) e recentemente fez da varejista referência no mundo Linux, ao trocar antigos sistemas operacionais de código fechado pelos de código aberto nos pontos-de-venda.

Principais mercados e principais segmentos desses mercados onde se encontram ocliente-alvo. Em todo o país, o público-alvo das lojas é formado por 133 milhões de pessoas, ou 77% da população. Esse público representa 45% do potencial do consumo nacional. Considerando a economia informal, estima-se que o porcentual avance para 60%. Em outras palavras, de cada dez geladeiras ou televisores vendidos no Brasil, seis vão parar na cozinha ou na sala de uma família de baixa renda....
tracking img