Perfil cérebro mestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Cérebro Mestre

Todos os xNTx são bons em planejar operações, mas os INTJs Cérebros-mestre estão a cabeça e os ombros acima dos outros NTs em matéria de planejamento de contingências, também conhecido como “gestão de acarretamento”. Um plano de contingência tem alguns “se-entãos” nele, colocados lá para lidar com erros previsíveis e escassez de pessoal e material. É provável que todos ostipos de contingências surjam quando qualquer projeto complexo é realizado, desde o planejamento das férias da família na Europa à preparação para a invasão da Europa, como durante a Segunda Guerra Mundial. Tais operações envolvem muitos, muitos passos, cada um dos quais obrigatoriamente coordenados para seguirem um ao outro numa progressão necessária, e cada um deles podendo estar sujeito a problemasimprevistos.Os Cérebros-mestre são capazes de compreender como cada passo requer do ou implica no outro, e de preparar alternativas para as dificuldades que possam surgir. INTJs nunca definem o rumo do seu projeto atual sem um Plano A firmado em mente, mas eles estão sempre dispostos a trocar para um plano B, C ou D se necessário.
Cérebros-mestre são raros, compreendendo não mais do que,digamos, um por cento da população, e que raramente são encontrados fora de seus escritórios, fábricas, ou laboratórios. Apesar de serem líderes altamente capazes, INTJs não têm de forma alguma vontade de comandar, preferindo ficar num segundo plano até que outros demonstrem suas incapacidades de liderança. Uma vez no comando, entretanto, são totalmente pragmáticos, enxergando a realidade como nada maisdo que um tabuleiro de xadrez a ser utilizado na elaboração e no aperfeiçoamento de suas estratégias. Durante o planejamento o Cérebro-mestre é totalmente “mente-aberta” e considerará qualquer ideia de utilidade promissora. Teorias produtivas são aplicadas rapidamente, e as restantes são descartadas.

Para o INTJ a ordem das coisas nunca é arbitrária e imutável, mas pode ser melhorada. Destaforma a autoridade baseada em quantitade de cursos feitos, credenciais, títulos ou nível de celebridade não os impressionam, nem slogans nem lemas. Eles adotarão ideias apenas se elas forem úteis, ou seja, se funcionarem eficientemente para atingir objetivos bem definidos. Apenas ideias que fazem sentido para eles são adotadas; as que não fazem não o são, não importa quem seja o autor.Cérebros-mestre tendem a ser muito mais auto-confiantes do que outros Racionais, tendo geralmente uma vontade bem desenvolvida. Decisões vêm fácil a eles; de fato, dificilmente conseguem descansar até que tenham as coisas resolvidas e decididas. Têm uma alta motivação para trazer fechamento às coisas, sempre atentos a conseqüências de longo prazo. Ideias parecem exercer uma força intrínseca sobre eles, emborasujeitem todas elas ao teste de utilidade. Dificuldades são altamente estimulantes para INTJs, que adoram reagir a problemas que exijam soluções criativas. Estes traços de caráter podem levá-los a profissões em que os modelos teóricos podem ser traduzidos em realidade. Constroem dados e sistemas humanos onde eles trabalham se for-lhes dada a menor oportunidade. Eles podem ser fenomenais em pesquisacientífica e como executivos de empresas.

Estes Coordenadores reclusos normalmente ascendem a posições de responsabilidade, pois trabalham por muitas horas, duro, e são constantes na busca de seus objetivos, não poupando o próprio tempo e esforço nem o dos seus colegas de trabalho e funcionários. Eles normalmente tendem a verbalizar o positivo e a evitar comentários de natureza negativa; elesestão mais interessados em mover a organização adiante do que em ficar remoendo os erros do passado. No entanto, eles às vezes podem ficar meio “ideia-fixa”, o que pode ser um ponto fraco em suas carreiras, uma vez que ao focarem-se tão estritamente em suas carreiras eles podem ignorar os pontos de vista e os desejos das outras pessoas.
Cérebros-mestre têm certeza de que coerência interna e...
tracking img