Perdas no varejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A 9ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni ConsultoresAssociados, Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Nielsen, registra perda média de 2,05% do faturamento das empresas em 2008. A apuração demonstra uma alta de 0,06 pontos percentuais em relaçãoa 2007. O indicador baseia-se nas informações de 77 companhias, de todas as regiões do país, que participaram da pesquisa, representando 269 mil colaboradores e mais de três mil lojas, comfaturamento conjunto de R$ 66,6 bilhões. A pesquisa analisou dados sobre perdas, causas e investimentos em prevenção de perdas.

Os principais fatores apontados pelos varejistas atuantes nos segmentos devestuário, eletroeletrônicos, drogarias, home center/material de construção, supermercados e atacado para o aumento de perdas totais são a falta de investimento em prevenção de perdas, a abertura de novaslojas e o aumento de furtos. A maioria (66%) das empresas da amostra é oriunda do segmento supermercadista.
De acordo com o coordenador geral do Provar, Claudio Felisoni de Angelo, os resultadosconfirmam que a preocupação com prevenção de perdas ainda está concentrada em alguns setores e nas empresas de grande e médio porte. Apenas 69% dos respondentes informaram ter uma área estruturada paracoordenar a prevenção de perdas no ponto de venda, porém esta é uma preocupação importante para qualquer varejista que deseja aumentar a lucratividade de seu negócio.
A pesquisa indica que, em média,as empresas investem em Prevenção de Perdas 0,63% do faturamento líquido.  Entre os investimentos em Prevenção de Perdas destacam-se o uso de critérios mais rigorosos no recrutamento e na seleção depessoal, os treinamentos para prevenção de perdas e a Comunicação de Prevenção de Perdas (mural de avisos, jornais/revistas/artigos).
Quanto às causas de perdas estão a quebra operacional, com...
tracking img