Perdao de divida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

DEPARTAMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PERDÃO DE DÍVIDA

EMANUELI T. LETKI WOTROBA
MÁRCIA V. G. N. CORDEIRO
Planejamento Tributário

São Bento do Sul - SC
2012EMANUELI TERESINHA LETKI WOTROBA

PERDÃO DE DÍVIDA

Trabalho Acadêmica pesquisa, apresentado a disciplina de Planejamento Tributário do curso de Ciências Contábeis da Universidade da Região de Joinville.Professora: Márcia V. G. N. Cordeiro

São Bento do Sul - SC
2012
Sumário

introdução 4
1 Conceito 5
2 PERDÃO DE DÍVIDA 6
2.1.1 Indedutível x dedutível 7
considerações finais 8
referências 9

introduçãoPerdão significa remissão. Assim, no caso em estudo, refere-se à renúncia da dívida pelo credor, desonerando o devedor do seu pagamento e privando-se de sua poder de reclamar o inadimplemento emrelação a quantia que lhe era devida.

Conceito

No Direito Tributário, conceitua-se Perdão de Dívida como remissão onde caracteriza-se como uma forma de extinção da obrigação pela qual o credor perdoa adívida do devedor, não pretendendo mais exigi-la. Dá-se entre dois sujeitos obrigacionais (inter partes), não sendo admitido que um terceiro seja prejudicado pela ação de remissão.
Perdão de Dívida ouremissão é o perdão de ônus ou dívida, ou seja, é a liberalidade efetuada pelo credor, com o intuito de exonerar o devedor do cumprimento da obrigação. Conforme conceitua Diniz:

“A remissão é aliberação graciosa de uma dívida, ou a renúncia efetuada pelo credor, que, espontaneamente, abre mão de seus direitos creditórios, colocando-se na impossibilidade de exigir-lhes o respectivo cumprimento”.(DINIZ, 2006).

Para se caracterizar como remissão, a relação obrigacional deve respeitar os seguintes requisitos:
Vontade do credor para perdoar e aceitação do perdão pelo devedor.


PERDÃO DEDÍVIDA

Remissão é o perdão da dívida. Se o credor perdoa a dívida, está extinto o crédito. No Direito Privado basta uma decisão do credor para perdoar a dívida e aceitação do devedor.
No Direito...
tracking img