Perda de carga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Laboratório
Perda de carga
E
Coeficiente de Atrito

Nome: Wesley Wilbur Pereira
RA: B06EDF-6 Turma: 05/EC5P18
Professor: Benedito
Aula 2 de laboratório perda de carga ecoeficiente de atrito
Resumo:
Esta experiência visa o estudo do escoamento de um fluido em regime turbulento em conduto cilíndrico horizontal com mudança brusca no diâmetro, onde ocorre perda de cargasingular. Foram feitas medidas de carga distribuída pelo duto às distâncias entre eles e os diâmetros do duto, pode-se calcular todas as variáveis necessárias para o estudo.
Objetivo:
O objetivo destetrabalho é o cálculo da perda de carga no escoamento de um fluido (água) em um duto em regime turbulento. Para tal, serão traçadas as linhas piezométricas e de energia para cada vazão, indicando as perdasde carga e será determinada a perda de carga distribuída em função da vazão (hf=hf Q), justificando-se analiticamente o comportamento da curva. Será também calculada a rugosidade uniforme equivalenteda tubulação e resolvido o problema proposto para a instalação hipotética.
Perda de carga: É a energia perdida pela unidade de peso do fluido quando este se escoa. A perda de carga num tubo ou canalé a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção entre as paredes da tubulação que os contenha.
Coeficiente de atrito: É um coeficiente adimensional que expressa à oposição que mostram assuperfícies de dois corpos em contato ao deslizar em relação ao outro.
O valor do coeficiente de atrito e característico de cada material, e não uma propriedade intrínseca do material dependendo como oacabamento das superfícies de contato, a velocidade, temperatura, etc.
Sejam 1 e 2 seções do tubo: Da equação da continuidade:

Q: Vazão em massa;
V: Velocidade média; S: Área da seção.Aplicando-se a equação de Bernoulli entre as seções 1 e 2:

Onde:
H1: Carga total média em 1; H2: Carga total média em 2; g: Peso específico do fluido; r: Massa específica do fluido; v: Velocidade;
Hm:...
tracking img