Perda de carga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FÍSICA I












RELATÓRIO
EXPERIÊNCIA Nº 01: O PLANO INCLINADO





Equipe:
Darleth Bordalo
Jorge Luís
Raimundo Nonato Garrêto
Sidney Pinheiro Borges
Luís Fernando







São Luís, MA
2011

1. INTRODUÇÃO
É impossível falar em plano inclinado sem mencionar Galileu Galiei (1564-1642).Galileu foi o primeiro a observar que o plano inclinado reduz o efeito da gravidade. O Plano Inclinado é considerado um “Máquina Simples”, muito usada no dia-a-dia. Ela tem a função essencial de desacelerar a queda de um objeto. Galileu mostrou que, se a aceleração ao longo do plano inclinado fosse constante, a aceleração da gravidade também o seria, pois a aceleração no plano inclinado era apenasuma componente da aceleração da gravidade e ao longo de um plano de inclinação constante a relação entre as duas componentes se manteria constante. Verificou ainda que estes mesmos resultados eram independentemente da massa da bola usada.
Em geral, a reação de contato pode ter componentes tanto na direção normal ao plano como na direção tangencial (a componente tangencial está associada àsforças de atrito).
Considerando a superfície totalmente polida temos : F= Psen θ = mg sen θ e da segunda Lei de Newton temos, F = ma logo, ma = mg sem θ ou seja, a = g sem θ (a depende somente do ângulo de inclinação). Sendo a aceleração “a” do movimento da partícula ao longo do plano tem a mesma direção de F, podemos observar que o sistema tem por efeito reduzir a aceleração de quedalivre. Foi este o resultado encontrado por Galileu.




























2. OBJETIVO GERAL
Verificar a veracidade das equações que relacionam as componentes de um peso colocado sobre um plano inclinado com as dimensões do plano inclinado.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Antes de Newton formular suas leis da mecânica, pensava-se que era necessáriaalguma influência ou “força” para manter um corpo em movimento com velocidade constante. Julgava-se que um corpo em repouso estivesse em seu “estado natural”. De forma análoga, para que o corpo se movesse com velocidade constante, seria necessário que, de alguma forma, fosse impulsionado, caso contrário, ele pararia “naturalmente” (HALLIDAY, 2005).
A primeira lei newtoniana afirma que:“Considere um corpo sobre o qual não atue força resultante alguma. Se o corpo está em repouso, ele permanece em repouso. Se o corpo está em movimento com velocidade constante, ele permanecerá assim indefinidamente.” (HALLIDAY, 2005).

A primeira lei de Newton também é conhecida como lei da inércia e os referenciais que ela define são chamados referenciais inerciais (HALLIDAY, 2005).Em estudo à lei da inércia, Newton deduziu sua segunda lei, A segunda lei de Newton, também chamada de Principio fundamental da Dinâmica.
Um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ouseja, quanto maior for a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo (WIKIPÉDIA, 2010).
A força motriz é uma grandeza vetorial gerada a partir da razão da massa de um corpo pela aceleração exercida sobre ele. Baseando-se nisto, surge a seguinte equação:
[pic]
Se deslizarmos ou tentarmos deslizar um corpo sobre uma superfície, o movimento será dificultado pelo contatoentre o corpo e a superfície (HALLIDAY, 2005). Esta força ƒ que atua no sentido contrário ao movimento e paralela a superfície é denominada força de atrito definida pela equação:

[pic]

Em alguns casos, por simplicidade, admitimos que esta força é desprezível, ou seja, dizemos que a superfície é sem atrito.
Quando um corpo está em repouso ([pic]), sobre ele atua uma força...
tracking img