Perda auditiva induzida por ruido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ruído é uma palavra derivada do latim rugitu que significa estrondo. Acusticamente é constituído por várias ondas sonoras com relação de amplitude e fase distribuídas anarquicamente, provocando uma sensação desagradável, diferente da música. O ruído pode ser contínuo, ou seja, não há variação do nível de pressão sonora nem do espectro sonoro; de impacto ou impulsivo que são ruídos de alta energiae que duram menos de 1 segundo (ISO 1973a)2.
A perda auditiva típica observada com as pessoas que possuem uma longa história de exposição a ruído no trabalho é caracterizada por perda de audição na faixa entre 3000 e 6000 Hz . Na fase precoce à exposição uma perda de audição temporária é observada ao fim de um período de trabalho, mas desaparece após várias horas. A exposição contínua ao ruídoresultará em perda auditiva permanente que será de natureza progressiva e se tornará notável subjetivamente ao trabalhador no decorrer do tempo.

Perda Auditiva Induzida por Ruído (P.A.I.R.)



Os termos som e ruído são freqüentemente utilizados indiferenciadamente, mas, geralmente, som é utilizado para as sensações prazerosas como música ou fala, ao passo que ruído é usado para descrever umsom indesejável como buzina, barulho de transito, explosão e máquinas.

Exposição contínua a altos níveis de ruído pode causar deficiência auditiva em algumas pessoas. Há variação considerável de indivíduo para indivíduo relativa à susceptibilidade ao barulho. Entretanto, padrões têm sido estabelecidos que indicam o quanto de som, em média, uma pessoa pode tolerar sem experimentar dano em seusouvidos. Apesar desses níveis permanecerem controversos, tem-se orientado às pessoas para não experimentar níveis de ruído que excedam 85 a 90 dB.

A OSHA - Occupational Safety and Health Act - um órgão dos Estados Unidos, estabeleceu critérios de exposição a ruídos baseados sobretudo em 8 horas de duração de exposição a 90 dBA de ruído contínuo. Observou-se que esse critério protegeriaaproximadamente 90% das pessoas expostas a níveis 90 dBA por um tempo significativo de horas diárias. Para durações menores à exposição, níveis de ruído mais altos são permitidos sob esse controle. Não há níveis de ruído publicados que sejam conhecidos para especificar o aparecimento do zumbido.



Uma pesquisa feita pela OSHA (Occupational Safety and Heath Administration) deixou claro que o nívelabaixo de 80dB era relativamente seguro à audição e os acima de 85dB seriam prejudiciais principalmente se exposto freqüentemente. Quanto maior o nível de ruído, mais rápido se instala a perda.
Os efeitos do ruído sobre a audição podem ser divididos em três categorias: mudança temporária de limiar, mudança permanente de limiar e trauma acústico. O trauma acústico acontece quando o indivíduo é expostouma vez e por pouco tempo a níveis sonoros muito elevados. A perda auditiva é em grande parte permanente.
O tipo de ruído pode ser contínuo, que pode ser descrito como exposições diárias contínuas nas quais os níveis totais não variam mais do que 5dB. Flutuante , onde o ruído é contínuo porém o nível aumenta e diminui em mais de 5dB durante um período de tempo em particular. Intermitente, oruído é descontínuo , o nível de ruído pode cair para níveis baixos entre período de exposição a ruídos lesivos. Impulsivo, pode ser descrito como sendo de um ou mais eventos acústicos curtos, transitórios com menos de 0,5 segundos.


Embora a causa exata de zumbido seja desconhecida, muitos pacientes que têm história de exposição a ruído apresentam zumbidos. O ruído está muito longe de ser a causamais provável do zumbido e este pode ou não ocorrer simultaneamente com perda auditiva. A maior parte dos pacientes que apresenta zumbido também tem problemas auditivos, mas uma pequena porcentagem (menos de 10%) tem audição dentro dos limites da normalidade. Uma vez que muitos pacientes apresentam perdas auditivas sem zumbido, não é surpreendente que algumas pessoas com zumbido não tenham...
tracking img