Percepcao e emocao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Este teste tem o objetivo de descrever a taxa de reconhecimento correto de diferentes expressões faciais contidas em algumas fotografias, levando em consideração se os resultados são iguais ou diferentes para o gênero masculino e feminino. No estudo etimológico, a palavra emoção se origina de duas outras palavras em latim – ex movere – que significam: em movimento. SegundoWeiten, a emoção é uma experiência subjetiva consciente acompanhada de uma estimulação corporal e claras manifestações características (WEITEN, 2002).
Existe uma distinção entre a emoção e os resultados da emoção, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais.
Ainda assim, se podem ter a emoção sem o correspondente comportamento, então pode-se considerar que a emoçãonão é apenas o seu comportamento e muito menos que o comportamento não é a parte essencial da emoção. As emoções desencadeiam simultaneamente reações comportamentais, reações fisiológicas (autonômicas e endócrinas) e sensações emocionais. Entretanto, há fatores culturais que modulam a expressão de emoções.
Em algumas culturas é deselegante demonstrar alegria quando se ganha de alguém num jogo;em outras não se deve chorar ou demonstrar medo ou raiva (para as mulheres) em público; outro exemplo: japoneses e alemães demonstram menos a suas emoções em público do que os brasileiros, argentinos, espanhóis e italianos.
A comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não-verbal. O importante é que uma esteja em concordância com a outra, deforma que a comunicação seja um processo completo e coerente.
Contudo, os seres humanos, em sua complexidade, muitas vezes transmitem sem perceber uma mensagem verbal diferente da mensagem corporal, o que poderia dificultar
a compreensão da sua mensagem. O nosso corpo fala todo tempo, nas expressões do
rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz.
O próprio Darwin (1872) e suaclássica obra “A expressão das emoções no homem e nos animais”, já revelavam a importância das emoções e do valor e utilidade de suas expressões na vida social.





































2 MÉTODO

SUJEITOS: Foram entrevistados 10 sujeitos, com faixa etária entre 25 e 35 anos, todos estudantes universitários, 5 homens e 5 mulheres de classe média.INSTRUMENTOS: Foram apresentadas aos entrevistados quatro imagens com expressões faciais diferentes, representando as seguintes emoções, nesta ordem: ALEGRIA; RAIVA; SURPRESA; TRISTEZA. (Fonte: Fotos de Eliana Assumpção, disponíveis em http:// galileu.globo.com/edic/111/rep_mentira.htm. Acesso em 25/10/2012, 18h58).
Havia opções de emoções escritas ao lado de cada imagem, as quais ossujeitos deveriam escolher apenas uma que, para eles, melhor representasse a emoção expressa na foto. Estas opções de emoções estavam em ordem alfabética: alegria, amor, angústia, ciúmes, inveja, nojo, raiva, surpresa, tristeza, vergonha.
Estas fotos estão anexadas ao final do relatório.

PROCEDIMENTO: Os entrevistados foram informados que não se tratava de um teste psicológico, mas apenas deum trabalho universitário em que eles não deveriam se preocupar com respostas certas ou erradas, e foi dada a seguinte instrução:
“Vou mostrar para você algumas fotos de uma pessoa e vou pedir que olhe essas fotos com atenção e depois escolha entre as palavras da lista que está do lado da foto, a palavra que melhor represente o que a pessoa da foto está sentindo.”
Assim, as quatro fotosforam mostradas aos sujeitos, uma a uma, na ordem que foi apresentada anteriormente e sem um tempo pré-estabelecido. Depois de mostrar cada foto, o entrevistador assinalou as respostas dadas pelos entrevistados na própria folha do teste.




3 RESULTADOS

A apresentação dos resultados foi feita através da porcentagem de acertos nas identificações das imagens de expressões faciais....
tracking img