PERCEP O DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE HUMANIZA O

5324 palavras 22 páginas
118

Reis LS, Silva EF, Waterkemper R, Lorenzini E, Cecchetto. Percepção da equipe de enfermagem sobre humanização em unidade de tratamento intensivo neonatal e pediátrica. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(2):118-124.

ARTIGO
ORIGINAL

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE HUMANIZAÇÃO
EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO NEONATAL E PEDIÁTRICA
Laís Silva dos REISa, Eveline Franco da SILVAb, Roberta WATERKEMPERc,
Elisiane LORENZINId, Fátima Helena CECCHETTOe
RESUMO
A humanização em saúde é uma das prioridades nas políticas de saúde no Brasil, implicando as atitudes dos usuários, trabalhadores e gestores dos serviços. Este estudo objetivou identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre a humanização no cuidado em uma unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram, do estudo, 11 integrantes da equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica de um hospital do sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas conforme referencial da análise de conteúdo temática. Emergiram três categorias temáticas: humanizar é ver o outro como um todo-acolher; o vínculo e a comunicação como práticas humanizadoras; e falta de ambiência como prática desumanizadora. Identificou-se que a compreensão da equipe de enfermagem sobre humanização pauta-se na própria ciência do cuidado de enfermagem, e não especificamente na Política Nacional de Humanização.
Descritores: Humanização da assistência. Cuidados de enfermagem. Enfermagem neonatal. Enfermagem pediátrica.

RESUMEN
La humanización de la salud es una prioridad en las políticas de salud en Brasil, implicando en las actitudes de los usuarios, de los trabajadores y de los gerentes de los servicios. Este estudio tuvo como objetivo identificar la percepción del personal de enfermería sobre la humanización de la atención en una unidad de cuidados intensivos neonatales y

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas
  • alienaçao
    138768 palavras | 556 páginas