Percepção do cliente em situação de risco: estudo de caso em u.t.i. - a influência dos sons na recuperação do paciente em situação de risco.

Páginas: 15 (3624 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Pré-Fórum da II JORNADA SOMITI DIA DO PSICÓLOGO SOCIEDADE MINEIRA DE MEDICINA INTENSIVA - SOMITI
26 de agosto de 2006

PROJETO DE PESQUISA UTIs E ESTIMULAÇÃO AUDITIVA NEUROACÚSTICA

Marcelo Peçanha de Paula
Psicanalista clínico, teólogo, pesquisador e autor. Idealizador da Menteologia e do Processo Neuroacústica.

Rua Professor Aníbal de matos n. 420, apto 301 Santo Antonio - CEP30350-220 Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil Telefones (31) 9971-0587 – (31) 3295-3373 E-mail: menteologia@hotmail.com

Belo Horizonte-MG, 09 de agosto de 2006

2 PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO: PERCEPÇÃO DO CLIENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO: ESTUDO DE CASO EM U.T.I.

TEMA: A influência dos sons na recuperação do

paciente em situação de risco.

Aspectos positivos em relação aos sons, comoestímulo nos hemisférios cerebrais, através da estimulação passiva pelo método da Neuroacústica.

PROBLEMATIZAÇÃO: (situação-problema): Como os sons, através da estimulação dos hemisférios cerebrais pode estar influenciando de forma positiva na recuperação de pacientes em situação de risco, visto que o ambiente é grande gerador de angústia e conflitos ?

OBJETIVOS:

Objetivo Geral : Reconhecer aimportância dos sons na recuperação de pacientes em situação de risco.

Objetivos Específicos:

Averiguar quais as reais condições dos pacientes e os aspectos que contribuem para a angustia gerada pela situação de risco; Identificar aspectos positivos advindos do uso do Neuroacustica em pacientes; Comprovar através da observação e da análise do comportamento dos pacientes os benefícios dautilização da estimulação auditiva; Analisar dados contidos na anamnese, prontuários e relatório dos pacientes para futuras comparações; Promover ambiente propicio para o uso do Neuroacustica, visando explorar ao máximo de sua aplicação, no que se refere a busca de resultados físicos e psicológicos positivos.

3 HIPÓTESES: Se o paciente em situação de riscos, gerado pela angustia, ansiedade oudebilidade física e fragilidade emocional, pode receber estímulos cerebrais através dos sons que possibilite uma resposta física e emocional, certamente seu estado geral será beneficiado.

Atualmente já pode ser comprovada a relevância de estudos ligados à aplicabilidade dos sons na recuperação de pacientes pós-traumáticos e em situações de angustia, ansiedade e conflito. Dessa forma espera-secomprovar a sua aplicabilidade, cujos resultados positivos podem indicar que a estimulação do cérebro pelos sons de forma terapêutica traz benefícios aos pacientes, dentro do universo observado. (U.T.I.)

METODOLOGIA

O instrumento usado para analisar, reconhecer, identificar e caracterizar os pontos relacionados ao interesse do trabalho, os benefícios dos sons como estímulo positivo na recuperaçãode pacientes em situação de risco, visando comprovar os benefícios e aplicabilidade do Neuroacustica. O instrumento é o próprio entrevistador (ANDRÉ e LÜKDE, 2004), pois a ele caberá a pesquisa, a observação e a análise documental. Ao decidirmos para direcionar a pesquisa para o modelo participante devese ao caráter etnográfico dela, visto que percebemos alcançar os objetivos propostos: comprovar ainfluencia positiva dos sons na recuperação dos pacientes em situação de risco, precisa-se levar em conta o contexto observado. A delimitação da pesquisa refere-se somente a pacientes (02) dois pacientes em situação de risco, no ambiente da U.T.I. de hospital da rede pública ou particular, em situação do cotidiano, por um período não superior a (15) quinze dias (>>>>>>>>>). Após a coleta de dadosa discussão se dará levando em conta os dados subtraídos dos instrumentos I e II, para elaboração das considerações finais a partir do resultado da pesquisa. Estabelecendo-se o confronto entre a teoria e a prática, usando como referencia a revisão da literatura e os relatórios da pesquisa. Os resultados estão associados a cada um dos objetivos traçados ao iniciar essa pesquisa. Instrumento I:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças e adolescentes em situação de risco
  • Crianças em situação de risco
  • Crianças e adoslecentes em situação de riscos
  • "Crianças em situação de risco e vulnerabilidade"
  • Crianças em situação de risco social
  • Prostituição na adolescência como situação de risco
  • crianças em situação de risco
  • Grupo de adolescentes em situação de risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!