Percepção de adolescentes sobre a efetividade dos direitos do eca no ambiente escolar.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A presente edição da Revista de Educação da APEOESP contém subsídios para os professores da rede pública estadual, associados do nosso sindicato, que se inscreverão nos próximos concursos públicos promovidos pela Secretaria de Estado da Educação e que participarão das provas instituídas pelo governo.
Organizada pela Secretaria de Formação, esta publicação contém as resenhas dos livros quecompõem a bibliografia dos concursos, realizadas por profissionais altamente qualificados, de forma a contribuir para que os professores possam obter o melhor desempenho nas provas.
Ao mesmo tempo, não podemos deixar de registrar nossa posição
contrária às avaliações excludentes que vem sendo promovidas pela Secretaria Estadual da Educação que, além de tudo, desrespeita os professores ao divulgarextensa bibliografia a poucos dias da prova, inclusive contendo vários títulos esgotados.
Esperamos, no entanto, que todos os professores possam extrair desta da Revista de Educação o máximo proveito, obtendo alto rendimento nas provas dos concursos e avaliações.
Nossa luta por mais concursos prossegue, com a periodicidade necessária diante de uma drástica redução no número de professorestemporários, agregando mais qualidade ao ensino e profissionalizando, cadavez mais, o magistério estadual. A periodicidade dos concursos a cadaquatro anos – com ritmo mais acelerado nos próximos dois anos – foi uma conquista nossa e vamos exigir que seja efetivada.
A diretoria

Índice Filosofia
1. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
2. ARENDT, Hannah. A condiçãohumana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
3. ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
4. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia, 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
5. COMTE-SPONVILLE, André. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
6. DESCARTES, René. Discurso do Método/Meditações. São Paulo: Martin Claret, 2008.
7. EPICURO. Pensamentos. SãoPaulo: Martin Claret, 2005. (A Obra-Prima de cada autor).
8. MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
9. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
10. MORTARI, Cezar. Introdução à lógica. São Paulo: UNESP, 2001.
11. PLATÃO. A República. São Paulo: Martin Claret, 2000.
12. RIDENTI, Marcelo;REIS, Daniel Aarão (Org.). História do Marxismo no Brasil: partidos e movimentos após os anos 1960. Campinas: UNICAMP, 2007. v. 6.
13. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
14. WEFFORT, Francisco C. (Org.) Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006. v. 1 e 2.
15. WIGGERSHAUS, Rolf: a Escola de Frankfurt. História, desenvolvimento teórico,significação política. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.

1. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Para apresentar a síntese deste dicionário recorremos a duas estratégias: a de selecionar alguns verbetes entre os muitos disponíveis e, concomitantemente, a de resumir o texto nele oferecido.
A obra, cujo objetivo é “colocar à disposição de todos um repertório daspossibilidades de filosofar oferecidas pelos conceitos da linguagem filosófica, que vem se constituindo desde o tempo da Grécia antiga”, pretende apresentar “um balanço do trabalho filosófico do ponto de vista de sua fase atual”. Para tanto, “foi estabelecida como regra fundamental [...] a de especificar as constantes de significado passíveis de serem demonstradas ou documentadas com citaçõestextuais, mesmo que de doutrinas aparentemente diferentes”.
Note-se que o método empregado pelo autor opõe, em alguns verbetes, uma expressão a outra, fato que favorece nossa empreitada. Desta forma, num mesmo verbete, temos a exposição do sentido de mais de uma expressão. No verbete “análise”, por exemplo, apresenta-se também a interpretação de “síntese”; no termo “analogia” encontraremos...
tracking img