Percepção auditiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Ao chegar aqui e poder dispor um trabalho, quanto trabalho não tivemos ao longo de uma vida? São lições e aprendizados recolhidos das situações, absorvidos dos momentos e resgatados de nossos pais que permitiram que fizéssemos essa pesquisa (habilidade de leitura), sitentizassemos os elementos importantes (habilidade de expressão escrita) e finalmente compreendêssemos tudo aquiloque lemos e estudamos.
E como a percepção auditiva foi fundamental nisso? Já na barriga de nossa mãe, reconhecendo os sons, sua voz... E ao longo dos meses e anos captando outros barulhos que nos proporcionaram a chance de desenvolvermos a fala, o direito do saber ouvir e fazer disso mecanismos para outras possibilidades.
Em algum determinado momento, porém, pudemos nos deparar com aqueles quenão tiveram essas mesmas oportunidades, mas tiveram outras que os capacitaram a também chegarem aqui. O que isso quer dizer? Falaremos sobre os Transtornos Específicos de Aprendizagem, e especialmente sobre a dislexia, como isso tudo afeta o desenvolvimento de algumas habilidades, e como as compromete. Como também, é possível ter uma vida com uma audição muito próxima da normalidade, quando odiagnóstico é feito precocemente.
São inúmeros os conceitos estudados e aprofundados, e é o conjunto destas lições que vamos desencadear a seguir. Definimos certos termos que consideramos essenciais para o entendimento do tema. Indicamos também a parte fisiológica que capacita a percepção, mas não tirando o foco do impacto psicológico que isso nos causa, e dos processos mentais que permitem asdiversas interpretações, como resultado destes complexos processos.
Por tanto, veremos, o porquê da Percepção Auditiva, ser tão essencial, determinante em nossas vidas.



PERCEPÇÃO
O ato da percepção consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos órgãos dos sentidos. Ela consiste num processo psicoficiológico do qual um indivíduo através de suasimpressões sensoriais atribui ao seu meio, vários significados subjetivos. Conforme citamos estes fatores, podemos então afirmar que a percepção trata-se de um processo idiossincrático, aonde cada indivíduo percebe e interpreta os elementos sentidos de uma maneira diferente e individual. Processos mentais, como a memória e outros aspectos exercem uma forte e essencial influência nasinterpretações de dados percebidos.
Esta capacidade de percepção em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas, e pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico.
Todos os órgãos de sentido, portanto, estão sempre apostos para contraírem sensações e dessa formainduzirem nosso corpo a reagir, seja positivamente ou negativamente, mediante a esses estímulos.
Mas assim como a complexidade do nosso corpo, temos também que lembrar que esta capacidade de percepção não está disposta a todo e qualquer elemento, mesmo que haja uma variedade de estímulos atingindo nossos órgãos de sentidos, apenas um subconjunto destes dados é percebido, o que dizemos ser umsubconjunto dos estímulos. Isso acontece, porque instintivamente ocorre uma seleção da nossa percepção. Podemos citar como exemplo a percepção de características negativas, em função de alguém que gostamos muitos, e nos fazemos incapazes de identificar seus defeitos, como no ditado “tampamos nossos olhos”.
Os fatores que influenciam na capacidade perceptiva são:
• Comportamento preconceituoso
•Parcialidade
• Experiência Prévia
• Condicionamento
• Fatores contemporâneos

Como tema proposto, vamos tratar especificamente sobre percepção auditiva, e explicar seu funcionamento e sua influência em nossas ações e sensações.

PERCEPÇÃO AUDITIVA
A audição consiste numa sequência de eventos em que o ouvido converte as ondas sonoras em sinais elétricos que são, posteriormente,...
tracking img