Percepção ambiental no município da raposa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DA RAPOSA - MA
Orientadora: Nadja Lopes
Ana Carla Mendes Pereira
Ivan Sousa Ferreira
Gabrielly Cutrim
Luciana Joudy Costa Lima
Sandra Massae Ueda Almeida
Yanna Wallerya
Orleans Andrade
Resumo:
No município da Raposa-MA realizou-se um estudo sobre a Percepção Ambiental, na intenção de detectar e avaliar os principais impactos relacionados a degradaçãoambiental enfrentados pela população. Constatou-se, no entanto, através da aplicação de questionários, que a maior problemática gira em torno do acúmulo de resíduos encontrados perto das residências e do mangue afetando a qualidade de vida e do meio ambiente daquele local. Ressalta-se, no entanto, a importância da Educação Ambiental como um agente transformador atuando diretamente nessa comunidade.Palavras-chave: Percepção ambiental, meio ambiente, conservação, sensibilização, educação ambiental.

1. INTRODUÇÃO
O anseio de vislumbrar um ambiente onde os recursos naturais possam ser utilizados de forma consciente nos faz perceber a importância de compreender melhor as inter-relações entre o homem com o meio ambiente. Segundo Faggionato (2007, apud CORONA; OLIVEIRA 2008, p.53), oestudo da percepção ambiental de uma região ajuda a compreender tais relações, analisando as condutas, julgamentos, opiniões, satisfações e insatisfações de cada pessoa e assim, conhecendo a cada um, será possível a realização de um trabalho com bases locais, partindo da realidade do público alvo, pois o fato de respeitar os limites da natureza, fazendo uso da mesma e preservá-la ao mesmo tempo faz-senecessário um conhecimento adquirido não só na formação escolar, mais no dia-dia, utilizando-se de uma percepção sobre o ambiente que o cerca. Essa forma de pensar e analisar as questões ambientais torna-se mais eficaz quando o homem coloca-se como parte da natureza e admite que ela seja sua fonte de sobrevivência e que é extremamente importante e lucrativa. A humanidade caminha para um mundo cadavez mais desenvolvido, onde a tecnologia faz-se presente cada vez mais e de diversas formas buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente. Salienta-se por (RODRIGUES; COLESANTI, 2008, p. 55) que:
“Apesar de se reconhecer que a educação não pode resolver por si só todos os problemas ambientais globais, afirma-se que, com a ajuda da ciência e da tecnologia, pode contribuir para aformulação de outras soluções que visem uma nova ordem internacional, onde o crescimento econômico seja controlado e haja uma distribuição equitativa dos benefícios do progresso”.

Mas não basta somente esperar pelas novas tecnologias, cada indivíduo precisa ter uma percepção ambiental que busque não apenas o entendimento do que ele percebe, mas que promova a sensibilização, bem como odesenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente para que os recursos naturais sejam preservados.
Na perspectiva de obter dados relativos à percepção ambiental do município da Raposa – MA, é que se realizou um trabalho de pesquisa de campo exploratório descritivo aplicado à população desta localidade, onde a mesma possui importantes características ambientais, constituída de áreas demanguezais que a cada dia é suprimida pela urbanização e degradada da ação antropogênica.
Verificou-se ainda que este município apresenta vários impactos ambientais, assim necessitando investigar como os moradores interpretam o meio em que estão inseridos e qual a sua relação com a conservação ambiental. Os impactos mais visíveis nesta área estão voltados para o acúmulo dos resíduos humanos, faltade saneamento básico, degradação dos manguezais, falta de infraestrutura e coleta seletiva de lixo, contaminação dos recursos hídricos e alto índice de coliformes fecais. Para (SILVA, 2008, p.16 e 17)
Os problemas ambientais mais visíveis estão diretamente relacionados com o saneamento básico tanto pela inexistência de rede e tratamento de esgoto, quanto pela precária coleta regular dos resíduos...
tracking img