Percentual de fêmeas nascidas em propriedades que utilizam o gerenciamento de rebanhos leiteiros do sarle-upf

616 palavras 3 páginas
PERCENTUAL DE FÊMEAS NASCIDAS EM PROPRIEDADES QUE UTILIZAM O GERENCIAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS DO SARLE-UPF

AUTOR PRINCIPAL: Raísa Averbuck EMAIL: raverbuck@bol.com.br DEMAIS AUTORES: Andréia Balerini, Karine Martini Machado, Luana Carolina Schumacher, Patrícia Riva.
ORIENTADOR: Carlos Bondan ÁREA: Ciências Agrárias ÁREA DO CONHECIMENTO NO CNPQ: 5.04.05.00-4 – Produção Animal Código e nome disponível em http://www.cnpq.br ou http://www.upf.br/pesquisa/ UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:

O Brasil apresenta crescimento na atividade leiteira na ordem de 8% ao ano. Para esse aumento é de suma importância o nascimento de fêmeas dentro de um rebanho leiteiro, já que são elas que irão dar continuidade ao plantel e são importantes fonte de renda quando vendidas para reposição. Os machos não apresentam valor econômico na atividade leiteira, sendo assim importante maximizar o nascimento de fêmeas. Inúmeros fatores estão associados com a determinação do sexo (variação da relação macho/fêmea). Fisiologicamente, a alteração da relação macho/fêmea pode ser alcançada pela facilitação ou inibição do transporte tanto do espermatozóide XX quanto do espermatozóide XY. Estudos demonstram que pode haver influencia na determinação do sexo através do horário de inseminação artificial, ReHAgro, 2009. Este trabalho visa demonstrar os percentuais de fêmeas e nachos nascidos nos rebanhos leiteiros do Rio Grande do Sul.
METODOLOGIA:

Para a obtenção dos dados foi utilizado o Programa de Gerenciamento de Rebanhos Leiteiros do Sarle-UPF. O estudo consiste na analise de 55.952 partos no período de 1999 a 2009. Os resultados estão expressos em percentual de fêmeas e machos nascidos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:

O total de partos analisados foi 55.952 correspondendo a 100%do total. Destes 26.781 (47,86%) dos animais nascidos foram fêmeas e 22.171 (52,13%) foram machos. Baseando-se nestes resultados podemos relatar que nas propriedades leiteiras que utilizam o

Relacionados