Período regencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arnaldo Fazoli Filho
pós-graduando em História pela Universidade de São Paulo;
livro é de 1990 da Editora Ática;

Período Regencial foi um dos mais importantes e agitados períodos da Históriabrasileira, nele se afirmaram a unidade territorial do país e a estruturação das Forças Armadas, se discute o grau de autonomia das províncias e a centralização do poder.
D.Pedro I abdica o trono em1837 e seu filho herdeiro D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos, sendo assim, segundo a Constituição vigente, a de 1824, o país deveria ser governado por regentes até completar a maioridade (18anos).

Constituição
Prevalecia uma Constituição que apesar de liberal na forma, era conservadora nos interesses:
estabelecia uma renda de cem mil-reis anuais por “bens de raiz” para ser eleitor;quatrocentos mil-reis para torná-lo candidato;
esse voto censitário era um dos “feitiços” contra a presença popular na Câmara.
Crise
país não estava politicamente unificado (diversas revoltas);
suaeconomia vem de uma crise, crise do final do Primeiro Reinado (1830);
- açúcar, algodão e cacau tinham baixos preços;
- despesas para conter as revoltas populares;
- alta inflação, muita gentepassou a ganhar mais, especialmente no Rio, sendo a cidade mais inflacionada. Ganhava-se mais por que o dinheiro não valia nada.

Início do Período Regencial
O final do Primeiro Reinado e início doPeríodo Regencial eram vistos como um momento definitivo da montagem de um governo, usando uma terminologia atual do livro: cabia “enxugar a máquina”, já que o pais estava falido e sequer definia-sequem seria governo no Brasil.

Então, a reunião extraordinária do Parlamento indica Regência Trina Provisória:

Essa regência governou o pais por pouco mais de dois meses, findo esse período,realizaram-se eleições para a escolha de uma regência permante.
Segundo a Lei da Regência, consagrava-se a hegemonia da Câmara e restringia-se o Poder Moderador que ficava nas mãos dos Regentes. Eles...
tracking img