Período Interbíblico

Esse período teve a duração de aproximadamente 450 anos. Normalmente se faz referência a esse tempo como uma época em que Deus esteve em silêncio para com o seu povo. Nenhumprofeta de Deus se manifestou ou, pelo menos, nenhum deixou escritos que tenham sido considerados canônicos.

O período interbíblico revela as transformações pelas quais o judaísmo passou entreos persas, os gregos e os romanos. Também como surgiram as principais seitas do judaísmo, como os saduceus, os fariseus e os enigmáticos essênios. E o mais importante: explica como Deus agiu napreparação social e espiritual do mundo para a vinda do Messias.

De Malaquias, último profeta da Lei, a João Batista, o precursor de Cristo, existe um período de silêncio de 400 anos. Neste tempo nãohouve palavra profética. O silêncio de Deus permite ao homem ver a inutilidade dos seus esforços para promover a paz social. Neste tempo, a humanidade estava sendo preparada para a chegada de umSalvador, o Messias prometido a Israel.

Nesse período de 400 anos, o povo foi subjugado por 4 nações pagãs - Síria, Grécia, Egito e Roma. Etimologicamente, “interbíblico” quer dizer “entre a Bíblia”,ou melhor, “entre os dois Testamentos”, isto é, entre o Velho e o Novo Testamento assim como se acham hoje em nossas Bíblias.

O livro do profeta Malaquias, último vidente desse período, terminacom a promessa do precursor do Messias (Ml 4: 4-6 e 3:1). Mt. 3:1 é o cumprimento fiel da profecia de Malaquias. No entanto, entre a profecia (Ml 3:1) e seu cumprimento (Mt 3:1), transcorreram nadamenos de 400 anos. Os 400 anos do período interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silencio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse período,nenhum profeta se levantou em nome de Deus.

No silencio desesperador desses 400 anos, o Senhor deixou que os esforços dos homens, na resolução dos problemas espirituais, falhassem; que a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2010, 09). Período interbíblico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2010, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Per%C3%ADodo-Interb%C3%ADblico/101.html

MLA

"Período interbíblico" TrabalhosFeitos.com. 09 2010. 2010. 09 2010 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Per%C3%ADodo-Interb%C3%ADblico/101.html>.

MLA 7

"Período interbíblico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2010. Web. 09 2010. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Per%C3%ADodo-Interb%C3%ADblico/101.html>.

CHICAGO

"Período interbíblico." TrabalhosFeitos.com. 09, 2010. Acessado 09, 2010. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Per%C3%ADodo-Interb%C3%ADblico/101.html.