PEQUISA OPERACIONAL COMO SUPORTE À TOMADA DE DECISÃO

1832 palavras 8 páginas
2 PEQUISA OPERACIONAL COMO SUPORTE À TOMADA DE DECISÃO

A pesquisa operacional é chamada de ciência e tecnologia de decisão, por estar relacionada a métodos matemáticos e otimizar sistemas numéricos. A SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional) define pesquisa operacional como “uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais, que, tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de outras áreas específicas para concepção, planejamento ou operação de sistemas para atingir seus objetivos” (MORABITO, 2008, p. 158).
A atividade empresarial, como um processo dinâmico, demanda decisões eficazes para otimizar os resultados do conjunto e não das partes isoladamente.
Uma decisão pode estar restrita a uma escolha simples entre duas alternativas. A decisão final do processo supõe, frequentemente, decisões parciais, tomadas no decurso do mesmo.
Um trabalho de Pesquisa Operacional deve desenvolver-se segundo as fases indicadas no fluxograma abaixo:

2.1 ELEMENTOS BÁSICOS DO PROCESSO DE DECISÃO EMPRESARIAL

No processo de decisão empresarial, são utilizados, normalmente, diversos critérios de avaliação das alternativas que se apresentam. Para atender à essa necessidade, desenvolveu-se ferramentas conceituais e técnicas que aplicam métodos quantitativos e que estão incorporados nas Teorias da Decisão e da Utilidade.
Os seguintes elementos básicos normalmente são encontrados em qualquer processo estruturado de decisão empresarial:
a) a identificação de um problema é produto do grau de necessidade de alterar determinada decisão, podem também estar relacionado com a conveniência para a administração;
b) a base para uma decisão está no objetivo que se pretende atingir;
c) a identificação dos resultados pertinentes de cada opção de curso de ação;
d) a decisão sobre a melhor e mais conveniente opção e o critério utilizado para a avaliação para alcançar o objetivo desejado;
e) as opções dos cursos das ações que levam

Relacionados