PEQUISA DE JURISPRUDÊNCIA SOBRE BASE DE CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

1241 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PEQUISA DE JURISPRUDÊNCIA SOBRE BASE DE CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

Dessa forma, entendo que deve ser mantida a validade da adoção do salário mínimo como base de cálculo do adicional de insalubridade.

Disciplina Direito do Trabalho

João André Xavier

Venâncio Aires, Abril de 2014
PROCESSO: 0000391-61.2013.5.04.0551 RO

EMENTA
RECURSO ORDINÁRIO DA RECLAMADA. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO. Deve ser mantido o salário mínimo como base de cálculo do adicional de insalubridade enquanto não editada lei estabelecendo base de cálculo distinta, salvo nas hipóteses em que há norma coletiva definindo expressamente a base de cálculo do adicional em comento. Apelo provido.

ACÓRDÃO por unanimidade, dar provimento ao recurso ordinário da reclamada para determinar seja o adicional de insalubridade, deferido na letra 'c' da parte dispositiva da sentença, calculado sobre o salário mínimo nacional. Valor da condenação inalterado, para os fins legais.

RELATÓRIO
Inconformada com a sentença das fls. 193/197v-carmim, proferida pelo Juiz José Carlos Dal Ri, a reclamada interpõe recurso ordinário às fls. 201/203v-carmim, pugnando pela reforma da decisão no que tange à base de cálculo do adicional de insalubridade.
Transcorrido in albis o prazo facultado ao reclamante para a apresentação de contrarrazões, conforme certidão da fl. 210v, sobem os autos a este Tribunal para julgamento.

VOTO RELATOR
DESEMBARGADORA ANA ROSA PEREIRA ZAGO SAGRILO:

RECURSO ORDINÁRIO DA RECLAMADA
BASE DE CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE.
A reclamada se insurge com a sentença no ponto em que determina seja o adicional de insalubridade calculado sobre o piso salarial estabelecido em normas coletivas da categoria profissional. Sustenta que a decisão afronta o artigo 192 da CLT e a Súmula Vinculante n°. 4.
Prospera o inconformismo.
Tendo em vista a edição da Súmula

Relacionados

  • DEFESA BAFOMETRO
    12556 palavras | 51 páginas