Pequenos grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: DINÂMICA NOS PEQUENOS GRUPOS


- OS PEQUENOS GRUPOS:


Schutz, psicólogo e pesquisador dos assuntos sobre o comportamentohumano exemplifica sua abordagem teórica dizendo que “as pessoas precisam umas das outras.” Tendo assim um ponto de partida todas as vezes que se reconhece que ninguém vive isolado,nem pode pretender existir no vácuo.
No aspecto grupal as pessoas precisam interagir positivamente para que os objetivos almejados possam ser atingidos. Quando essa interaçãopositiva é atingida, nota-se a existência da sinergia, onde o todo é mais que a simples soma das partes.
O trabalho em grupo, de maneira produtiva e eficaz, tem sido ogrande diferencial, estabelecendo um ambiente de aprendizagem colaborativa, que oferece a seus membros a oportunidade de melhorarem suas competências no cargo. Dubrin afirma: “osgrupos são vitais para o entendimento do comportamento organizacional, por que eles são a base da organização maior.”
O comportamento eficaz dos pequenos grupos só poderá seratingido conhecendo as entre as pessoas, isto é, interpessoais. A consciência da presença do outro altera a predisposição comportamental de forma significativa.
Com ainteração dos membros do grupo surge a atmosfera grupal. Não é fácil ter um grupo entrosado, pois os indivíduos possuem personalidades diferentes. O sucesso da interação parece estarligado a dois aspectos interdependentes: a característica do estilo comportamental de cada um dos sujeitos e, assim o sistema de lentes de percepção social que cada um deles utilizapara conhecer o outro. Portanto esse sistema que possuem essas pessoas diferirão, causando assim distorções na real característica daquele com quem se pretende interagir.
tracking img