Pequenos gestos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
III. Origem/Origin
Constitui um dos principais objectivos do governo da República de Moçambique, promover o processo de alfabetização de tal forma que qualquer cidadão moçambicano tenha oconhecimento básico da Língua Portuguesa: língua Oficial da República de Moçambique. Porém, de acordo com o último recenseamento geral da população estima-se que haja em Moçambique cerca de 22 milhões dehabitantes, distribuídos do norte ao sul do país.
Moçambique é um país economicamente instável e consequentemente dependente das ajudas externas que lhe são alocadas por países amigos, e que na sua maiorparte têm por objectivos desenvolver projectos de natureza social para a melhoria das condições de vida da população local.
Para que Moçambique consiga garantir uma alta taxa de alfabetizaçãonecessita de quadros formados, estruturas e sobretudo dos meios através dos quais se poderá implementar o processo de alfabetização, quer seja nas cidades, quer nas zonas rurais.
Em 1996 frequentei aEscola Primária Avenida das FPLM, localizada nos arredores da cidade de Maputo. Havia na altura uma grande procura de material escolar, dadas as dificuldades do governo local em fornecer o respectivomaterial.
A escassez de material escolar começava desde o lápis de minas HB que na altura tinha um custo unitário de um metical (aproximadamente dois cêntimos), até ao caderno de exercícios (10cêntimos). A pobreza era tanta que nenhum encarregado de educação dispunha de condições económicas que lhes permitissem comprar um livro ou manual básico de leituras da disciplina de língua portuguesa. O quemais chamava atenção era a forma como as crianças disputavam para poder ler uma simples crónica aconselhada pelo professor.
Certamente que o grande problema do atraso no domínio da leiturafocalizava-se no facto de algumas crianças não poderem praticar a leitura nas suas próprias casas devido a falta de manuais.
Os livros não educam um ser humano, mas proporcionam uma envolvente psicotécnica...
tracking img