Pequeno resumo governo jk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um Pequeno Resumo do Governo JK

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo nodia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros.
No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de metas,cujo lema era “cinqüenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinqüenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimentoeconômico, principalmente, infra-estrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria. 
Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capitalinternacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estasindústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São
Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades deempregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e nortistas de suasregiões para as grandes cidades do Sudeste.
Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos. A grande obra de JK foi aconstrução de Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisõespolíticas de uma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, JK conseguiu finalizar e inaugurar Brasília, em 21 de abril de 1960.
A política econômica...
tracking img