A fase do complexo de Édipo é decisiva para a vida da criança.
• Fase edipiana como etapa decisiva

Freud, baseado na sua experiência clínica, acreditava que a fonte das perturbações emocionaisresidia nas experiências traumáticas reprimidas nos primeiros anos de vida. Desta forma, assumia que os conteúdos inconscientes, apenas se encontravam disponíveis para a consciência, de forma disfarçada(através de sonhos e lapsos de linguagem, por exemplo).
• Fonte das pertubações emocionais residia nas experiências traumáticas reprimidas nos primeiros anos de vida.


• O inconsciente como:a) Um receptáculo de lembranças traumáticas reprimidas;
b) Um reservatório de impulsos que constituem fonte de ansiedade, por serem socialmente ou eticamente inaceitáveis para o indivíduo.Enquanto seu aspecto físico é a necessidade, o aspecto mental é o desejo.
Freud (1916) define pulsão como sendo um conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquicodos estímulos que se originam no corpo.

• Mental - Pulsão - Somático
• A pulsão nunca se dá por si mesma, nem a nível consciente, nem a nível inconsciente.


Ela só é conhecida pelos seusrepresentantes: o representante ideativo (vorstellung) e
o afeto (affekt). O afeto é uma descarga, cuja manifestção final é percebida como sentimento. Ele não pode ser recalcado (não pertence aosistema inconsciente), mas ele sofre as vicissitudes do recalque: o afeto pode permanecer; ser transformado ou é suprimido.




• O afeto é a expressão qualitativa da quantidade de energia pulsional.Afetos correspondem a processos de descarga, cujas manifestações finais são percebidas como sentimentos. Os destinos do afeto e do representante ideativo são diferentes. Os afetos não podem serrecalcados. Portanto não se pode falar em afeto inconsciente; os afetos são sentidos a nível consciente, embora não possamos determinar a origem do afeto ao sentir suas manifestações. Os representantes... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 08). Pequeno fichamento sobre o inconsciente em Freud. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pequeno-Fichamento-Sobre-o-Inconsciente-Em/32026318.html

MLA

"Pequeno fichamento sobre o inconsciente em Freud" TrabalhosFeitos.com. 08 2013. 2013. 08 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pequeno-Fichamento-Sobre-o-Inconsciente-Em/32026318.html>.

MLA 7

"Pequeno fichamento sobre o inconsciente em Freud." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2013. Web. 08 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pequeno-Fichamento-Sobre-o-Inconsciente-Em/32026318.html>.

CHICAGO

"Pequeno fichamento sobre o inconsciente em Freud." TrabalhosFeitos.com. 08, 2013. Acessado 08, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pequeno-Fichamento-Sobre-o-Inconsciente-Em/32026318.html.