Pepsi - marca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Educação de Coimbra
Comunicação e design multimédia
Desenho Gráfico I
Ano letivo 2012/2013

Trabalho realizado por:
* David Cruz
* Diana Carvalho
* Filipe Vasconcelos
* Marta Oliveira

Enquadramento histórico, económico e politico

Em 1898 um farmacêutico pelo nome de Caleb Davis Bradham inventou um refrigerante de noz de cola, baunilha e óleosraros, esta bebida buscava desenvolver um remédio para combater a dispepsia, doença causada pela falta de pepsina no orgamismo. Esta bebida tinha o intuito de suavizar os males causados pelo desequilíbrio do ácido péptico no estômago. O seu sabor agradou tanto que os consumidores passaram a consumi-la mesmo quando não estavam com o mal estar péptico.



Em 1898, o xarope foi transformado embebida e lançado oficialmente no mercado no dia 28 de agosto com, inicialmente, o nome de ‘Brad’s Drink’, mas neste mesmo ano, ele mudou o nome para Pepsi-Cola.

Em 1902, depois da bebida ter tanto sucesso, Caleb iniciou a Companhia Pepsi nas traseiras da sua farmácia, foi nesta altura que ele colocou o líquido dentro de uma garrafa para que fosse mais facilmente transportada, pois antes eraservida num copo, neste mesmo ano, Caleb pede a U.S. Patent Office para fazer da sua invenção uma marca registrada, e foi finalmente uma marca aberta para o público no ano seguinte.
Em 1909, o piloto Barney Oldfield foi o primeiro endossador da Pepsi, neste mesmo ano, Pespi cria o primeiro slogan ‘Delicious and Healthful’.
Durante a 1ª Guerra Mundial, Pepsi faz um gesto patriótico paraatrair mais clientes e muda a cor da garrafa para apoiar as tropas americanas durante a guerra, a lata que era branca e vermelha passou a ser, branca azul e vermelha.



Com o final da Primeira Guerra Mundial o preço do açúcar dispensou, obrigando Caleb Bradham a declarar falência da Pepsi-Cola Company.
Logo após o final da Primeira Guerra Mundial em 1917, Bradham começou a apostarna flutuação do preço do açúcar, comprando e estocando uma quantia significativa, o fato é que o produto teve uma queda expressiva na bolsa de valores, fazendo com que a “Pepsi-Cola Company” acabasse declarando sua falência no dia 31 de maio de 1923, após dezessete anos de sucesso, que fez com que Bradham a vende-se para a empresa Craven Holding Corporation, e reabriu sua drogaria e voltou atrabalhar como farmacêutico.No ano seguinte, Roy C. Megargel, um corretor de Wall Street, adquiriu-a, formando assim a PEPSI-COLA CORPORATION.
Porém, a troca de direcção não adiantou para evitar uma nova crise financeira em 1931, em plena Grande Depressão Americana, quando a empresa foi novamente vendida, desta vez para a Loft Candy Company. Então o novo presidente Charles G. Guth, tratourapidamente de reformular totalmente a bebida. Em 1934, as vendas iniciaram-se e o produto foi um sucesso instantâneo.
Em plena depressão americana as vendas explodiram nacionalmente, o que ajudou a ultrapassar um período difícil. Nesse mesmo ano ocorreu a morte de Caleb Bradham, inventor da bebida, aos 66 anos de idade.



Relação da marca com o designer

Em 1898, Bradham usou um rabiscomanuscrito como primeiro logotipo da Pepsi. Quando sua empresa se estabeleceu e as pessoas começaram a desfrutar de sua bebida, Bradham decidiu alterar o logotipo da Pepsi em uma versão mais personalizada do logo anterior. Assim, em 1905, um logotipo manuscrito modificado foi introduzido, seguido por uma segunda mudança no logotipo da Pepsi em 1906, com a inclusão do slogan, "The Original Pure FoodDrink" (A original bebida alimentícia pura), na mesma.

Em 1914, lamentavelmente, com a 1ª Guerra Mundial e a difícil situação econômica, a empresa faliu, Caleb voltou a trabalhar na sua farmácia e vendeu a marca para o Holding Corporativo Craven. Em 1931, em plena Grande Depressão Americana, a empresa foi novamente vendida, desta vez para a Loft Candy Company.

Durante a crise do...
tracking img