Peps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em administração, estoque (curruptela da palavra inglêsa stock) (português brasileiro) ou existências (português europeu), refere-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente económico.[1]. É usado sobretudo no domínio da logística e da contabilidade.
A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas,assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos (Garcia et al., 2006, p.9).
No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveisbaixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regra geral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo neste Trade-off (Garcia et al., 2006, p.9). O alastrar do numero de SKU's (Stock Keeping Units), o aumento diferenciação de produtos, assim como da competição global, têm dificultado ainda mais essa tarefa (Garcia et al., 2006, p.9)
* Uma dasprincipais vantagens dos estoques é poderem ser usados para enfrentar uma situação de falta, de privação do que é necessário.
* Quando apesar de não se verificar uma produção constante, um estoque consegue satisfazer uma procura uniforme.
* De modo a enfrentar variações ou balanços da procura, mesmo sendo essa procura mais ou menos constante.
* Possibilidade de se poder adquirir abaixos preços para se revender quando os preços são elevados.
* Evitar o desconforto devido a entregas e aquisições com elevada frequência.
Em síntese, devido ao fato das operações entre entregas e utilizações se efetuarem a cadências diferentes, pode-se dizer que os estoques servem de reguladores, entre esses dois processos (Zermati, 2000, p. 22)
Critérios de avaliação de estoques
| | |De modo a avaliar os estoques, podemos considerar quatro critérios usualmente utilizados, sendo eles:
* PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair);
* UEPS (último a entrar, primeiro a sair);
* Preço médio ponderado.
* Custo Padrão (Standard Cost)
PEPS
Este critério, também conhecido como FIFO (first-in, first-out) apura que os primeiros artigos que entrarem no estoque, vão seraqueles que vão sair em primeiro lugar, deste modo o custo da matéria-prima deve ser considerado pelo valor de compra desses primeiros artigos (Ferreira, 2007, p.33).
Nesta maneira de agir, o estoque apresenta uma relação bastante expressiva com o custo de reposição, sendo esse estoque representado pelos preços pagos recentemente. Obviamente, adoptar este método, faz com que o efeito da oscilaçãodos preços sobre os resultados seja expressivo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelas quais alguns se mostram contrários a este método.
Vantagens do método
As vantagens de utilização deste método, são (Ferreira, 2007, p.34):
* O movimento estabelecido para os materiais, de forma ordenada e contínua, simboliza uma condição necessáriapara um perfeito controle dos materiais, principalmente quando eles estão sujeitos a mudança de qualidade, decomposição, deterioração, etc.;
* O resultado conseguido reflecte o custo real dos artigos específicos utilizados nas saídas;
* Os artigos utilizados são retirados do estoque e a baixa dos mesmos é dada de uma maneira sistemática e lógica.
UEPS
Este critério, também conhecido comoLIFO (last-in first-out) é um método de avaliar estoque bastante discutido. O custo do estoque é obtido como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas)(primeiro a sair). Pressupõe-se, deste modo, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo das mesmas. Segue-se que, de acordo com o método...
tracking img