Peper Pronto Vygotsky

991 palavras 4 páginas
Lev Vygotsky com seu interacionismo e legado

Dono de uma teoria original e fecunda, Lev Vygotsky desenvolveu um legado humanista. Foi um intelectual de ampla formação, além do curso de direito, estudou, filosofia, filologia, literatura, pedagogia e psicologia, o que levou a se dedicar ao ensino, à pesquisa e a organizar o laboratório de Psicologia para Crianças Deficientes. Sempre procurando com o estudo das anomalias físicas e mentais, Vygotsky cursou também medicina. Apesar de ter morrido aos 37 anos, produziu volumosa obra escrita, além de ter se aplicado em múltiplas atividades.
Os acontecimentos políticos da Revolução Russa de 1917 foram importantes para os seu pensamento, caracterizado pela influência marxisista do método dialético. Tomou conhecimento das experiências da psicologia da gestalt e foi crítico da tendência naturalista das ciências humanas, principalmente do behaviorismo.
Desejando ir mais além à discussão das características da inteligência humana, privilegiou o estudo das operações superiores, tais como o pensamento abstrato a atenção voluntária, a memorização ativa e as ações intencionais. Segundo Vygotsky, o nível superior da reflexão, do conhecimento abstrato do mundo, tem início com as interações sociais cotidianas, desde as atividades práticas da criança até tornar-se capaz de formular conceitos.
Ao analisar os fenômenos da linguagem e do pensamento, busca compreendê-los dentro do processo auto-histórico como “internalização das atividades socialmente enraizadas e historicamente desenvolvidas”. No processo de internalização é fundamental a interferência do outro -- a mãe, os companheiros de brincadeiras e estudos, -- os professores -- para que os conceitos sejam construídos e sofram constantes transformações.
Para explicar as operações superiores, Vygotsky usa o conceito de mediação, segundo qual a relação do indivíduo com o mundo não é direta, mas é mediada pelos sistemas simbólicos. A interferência do outro -- por exemplo, -- a mãe

Relacionados