Pep's e uep's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ola,

PEPS e UEPS são dois critérios para determinar o valor do estoque final de uma empresa.
Para determinar o valor do estoque em uma determinada data, foram criados diversos métodos deavaliação de estoques como o PEPS, UEPS, MPM, onde temos:

PEPS - primeiro que entra, primeiro que sai (do ingles, FIFO - first in, first out) - as compras para reposição de estoque são feitas em diversasdatas e estas compras são registradas no estoque pelo custo de aquisição. As primeiras compras são as primeiras a sair no momento da venda. Para cada venda haverá a respectiva baixa do estoque pelo preçode custo e com isso o valor do estoque fica atualizado pelo valor das ultimas entradas.

UEPS - ultimo que entra, primeiro que sai (do ingles, LIFO - last in, last out) - as primeiras compras queentram são as ultimas que saem. Por consequencia, o valor do estoque final do período é valorado pelas primeiras aquisições, tendendo a aumentar o valor do estoque comparando com metodo PEPS.

MPM(média ponderada móvel) - é o metodo mais utilizado no Brasil. Consiste em avaliar o estoque pelo custo médio de aquisição, apurado em cada entrada de mercadorias, ponderando-se as quantidadesadicionadas pelas anteriormente existente.

Dependendo do método chegará a um valor de estoque final diferente. Considerando o fato que existe inflação e que os preços sempre tendem a aumentar, pelo PEPS vocêterá o menor valor de estoque, o MPM um valor intermediário e pelo UEPS um valor maior dos tres metodos. Em épocas de deflação, isso inverte.

A lei 6.505/76 (lei das sociedades anonimas) adota ocritério "custo ou mercado, dos dois o menor". O valor do estoque determinará o CMV (custo da mercadoria vendida) e quanto maior for o valor do estoque resultará em um CMV maior e consequentemente irágerar um menor lucro das operações de venda. Traduzindo, a empresa pagará menos impostos. Por isto o fisco não permite o uso do UEPs mas nada impede o seu uso apenas para efeitos interno da...
tracking img