Peova petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDAÇÃO PROPOSTAS DE REDAÇÃO Seguem três temas de redação. Escolha somente UM deles para desenvolver seu texto. Ao escolher o tema, desenvolva-o e procure utilizar os conhecimentos que você adquiriu e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas. OBSERVAÇÕES: Seu texto deve serobrigatoriamente: • • • • • escrito em linguagem verbal e na modalidade padrão da língua portuguesa. uma dissertação. As narrações e os textos em forma de poema (em versos) serão desconsiderados. ter 15 linhas, no mínimo, e 30 linhas, no máximo. à tinta, azul ou preta. desenvolvido na folha própria do concurso.

TEMA 1 No mundo contemporâneo, cada vez mais a temática da “intolerância” tem assumidonotoriedade. Frequentemente, somos abordados por notícias envolvendo alguma prática de intolerância, manifestada sob formas inclusive violentas. Agressões contra minorias sexuais, étnicas ou religiosas, por exemplo, não são raras e nos levam a questionar que rumos a humanidade tem tomado, quando se fala tanto sobre a necessidade de um maior respeito às diferenças individuais e sociais. Leia,atentamente, os textos a seguir. Trata-se de matérias jornalísticas que retratam bem como a intolerância tem se tornado um agravante no nosso cotidiano. TEXTO I: POLÍCIA INVESTIGA AÇÃO DE SKINHEADS CONTRA GAYS NO RIO DE JANEIRO Italo Nogueira Cartazes em defesa do “orgulho hétero” e cartilhas contra o projeto que criminaliza a homofobia foram espalhados pela periferia do Rio por grupos de skinheads. Paraa polícia do Rio, essas gangues são responsáveis por uma série de ataques a homossexuais da zona sul do Rio, em Nova Iguaçu, São Gonçalo e Niterói. A polícia diz não saber quantos gays foram vítimas dos skinheads, que se organizam pela web. Mas apura se Alexandre Ivo, 14, torturado e morto há duas semanas em São Gonçalo, foi vítima de ataque homofóbico. Ele e amigos participavam de uma festaquando começou uma discussão com outro grupo. Após a briga, com agressões verbais e físicas, os amigos de Alexandre foram à delegacia registrar queixa e voltaram para a festa. Por volta de 1h30, o menino foi embora sozinho. Não foi mais visto. No dia seguinte, seu corpo foi achado em um terreno baldio. Havia sido asfixiado e tinha lesões no crânio, possivelmente causadas por pedradas e agressões combarras de ferro. A polícia chegou aos suspeitos pelo Disque-Denúncia e apura se o crime foi motivado por homofobia ou pela briga. Para a mãe de Ivo, Angélica Vidal Ivo, 40, ele “sofreu a agressão por conviver com homossexuais”. Os três envolvidos, Allan Siqueira de Freitas, 22, André Luiz Maçole, 23, Eric DeBruim, 22, presos preventivamente, negam o crime e ligação com skinheads.

A SecretariaEstadual de Direitos Humanos do Rio acompanha as investigações e ONGs organizaram passeata contra o crime. Amigos de Ivo dizem, porém, que foram ameaçados. “Uma pessoa me ligou e disse que ia me matar se eu viesse”, disse um rapaz. A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática diz fazer rondas sistemáticas para tirar do ar sites que defendam a homofobia. “Conseguimos tirar quando há defesaclara a agressões ou assassinatos, por ser incitação ao crime. Mas uma lei contra a homofobia, como existe contra o racismo, facilitaria nossa ação”, diz a delegada Helen Sardenberg. (Folha de São Paulo Online. 6 de julho de 2010. Disponível em: http://criasnoticias.wordpress.com/2010/07/07/ policia-investiga-acao-de-skinheads-contra-gays-no-rio-de-janeiro/) TEXTO II: MISSÃO DE INVESTIGAÇÃO SOBRECASOS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA EM ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO Relatoria do Direito Humano à Educação deu início ontem (4/5) à missão de investigação sobre casos de intolerância religiosa em escolas do Rio de Janeiro. Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira A viagem integra a missão nacional “Educação e Racismo no Brasil”, a ser realizada em 2010 em vários estados. Além da problemática da...
tracking img