Pentecostes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REVIVENDO A MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA DO PENTECOSTES

O Pentecostes era uma celebração festiva do povo de Israel, cujo significado apontava para a colheita da salvação no mundo como resultado da ação direta e sobrenatural do Espírito Santo sobre a igreja.
No Antigo Testamento esta festa acontecia cinquenta dias após a festa da Páscoa. Também chamada de “Festa da Colheita” (Êx 23:16) por setratar da colheita de grãos, ou chamada de “Festa das Semanas” porque tinha uma duração de sete semanas, iniciando com a colheita da cevada e terminando com a colheita de trigo (Det. 24.22), ou chamada de “Dia das Primícias dos Frutos” porque uma oferta voluntária era trazida a Deus em reconhecimento aos primeiros frutos colhidos na sega. No antigo calendário israelita, Pentecostes era uma das três emais importantes festas judaicas em que os homens israelitas deveriam ir ao templo para adorar a Deus (Lv 23:21). O principal objetivo da festa de Pentecostes era fazer que Deus sempre estivesse na memória do povo israelita e estimular o espírito de unidade e fraternidade entre os trabalhadores do campo, os servos e estrangeiros. Uma característica desta festa, tanto no período do AntigoTestamento como no Novo Testamento, é que ela “era cosmopolita, isto é, ela reunia pessoas de todas as raças e condições sociais (conforme Dt 16.11 e At 2.1-13).
No período do Novo Testamento, o dia de Pentecostes foi um acontecimento marcante para os apóstolos e a igreja cristã primitiva. Foi o primeiro grande derramamento do Espírito Santo, a primeira bênção especial outorgada por Cristo à sua igrejadepois que Ele entrou no Santuário Celestial para realizar Seu ministério sacerdotal, sendo também entronizado no reino do Pai.
Porém, o dia de Pentecostes foi, sobretudo, o cumprimento das promessas especiais proferidas pelo profeta Joel e por Jesus, cujo cumprimento haveria de capacitar a igreja para a missão de pregar o evangelho. De fato, o grande poder do Céu dotou os apóstolos de coragem eousadia para anunciar Jesus, o Salvador. O início da igreja cristã foi marcado por um grande reavivamento e proclamação do evangelho. O mesmo Espírito derramado no dia de Pentecostes e que mobilizou a igreja cristã, fará uma obra mais extraordinária nestes últimos dias através do remanescente de Deus.
Podemos notar quatro fatos que caracterizaram a trajetória da igreja primitiva na experiênciamarcante do Pentecostes. Ao revivermos hoje esta maravilhosa experiência, descobrimos que necessitamos urgentemente passar por experiência semelhante. “É tão essencial, e ainda mais, que o Senhor faça para Seu povo hoje o que Ele fez para Seu povo naquele tempo. Tudo o que os apóstolos fizeram, cada membro da igreja deve hoje fazer".

1) Pentecostes Foi Uma Intensa Busca pela Comunhão com DeusQuando o profeta Joel falou da promessa do derramamento do Espírito Santo, o povo de Israel estava longe de Deus. O profeta convocou o povo de Deus para um acerto de vida pessoal com Ele: “Convertei-vos ao Senhor de todo o vosso coração” (Jl 2:.2 e 13). Este era um chamado para a comunhão.
No Novo Testamento vemos que o Espírito Santo veio em toda sua plenitude sobre os discípulos num momento degrande necessidade espiritual. Antes do Pentecostes eles estavam divididos, haviam fracassado em seu compromisso com Jesus; alguns abandonaram Jesus; Pedro O negou. Havia sequidão espiritual na vida deles. Necessitavam urgente de um reavivamento!
Jesus falando da mesma promessa, disse para os Seus discípulos: “Permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder“ (Lc 24:49). Acondição espiritual dos discípulos na época era decadente. Eles não desejavam ficar em Jerusalém porque aquele foi um lugar de fracasso na vida deles. Mas era onde eles haviam sido um fracasso que deveriam ser erguidos pelo poder de Deus. Jesus ordenou para eles permanecerem numa intensa comunhão com Deus. Esta comunhão foi o método certo e ideal que levou os discípulos a desfrutarem de um...
tracking img