Pensmento sociologico marx

971 palavras 4 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Disciplina: Sociologia
Curso: Gestão Financeira
Professor: Tade Ane de Amorim
Nome do aluno: João Santos do Prado
Data: 19/10/2012

1) Nos estudos sobre a constituição do método e do objeto sociológico foram observados os princípios que norteiam esta ciência social. Neste sentido, a teoria sociológica, levando em conta a infinidade de variáveis sociais que existem, estabelece parâmetros para a observação sistemática dos fenômenos sociais, servindo como instrumento para explicação e intervenção na realidade social pesquisada.
De acordo com o exposto e com base nos estudos realizados até o momento, leia o texto de Cristina Costa (2002) encontrado no livro didático e resolva as seguintes questões:

a) Descreva sua futura área de atuação profissional (área de conhecimento do curso freqüentado) e explique como a Sociologia pode ser útil a ela (1,5 pontos).
O Planejamento financeiro de uma empresa é considerado uma das principais ferramentas utilizadas para redução de custo e aumento de margens operacionais na organização empresarial, o significa um desafio para gestão.
Levando-se em conta que o mercado financeiro pode afetar positivamente ou negativamente a vida de uma população na sociedade, podemos dizer que a sociologia pode nos ajudar acrescentando os estudos de vários fenômenos e dos indivíduos que fazem parte desse mercado.
Por exemplo, a sociologia pode contribuir apresentando diversas variáveis que nos levam a compreender melhor o fato que pode desencadear a formação de uma financeira inexistente na vida das pessoas, comunidades e até mesmo Estados.

b) Pesquise na Biblioteca Virtual e apresente um exemplo de caso situação ou relato de pesquisa científica (artigo científico, paper, projeto ou monografia), que justifique sua resposta (2,5 pontos).
Obs. No caso de um dos relatos de pesquisa científica descritos no item “b”, basta reproduzir o resumo com suas devidas referências.

Relacionados