Pensamentos pedagogicos positivistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Centro de educação letras e artes
Curso Licenciatura Plena em letras francês

O NASCIMENTO DA PEDAGOGIA MODERNA

Yuri Saul,Andréia Vieira e Ilenne Soares.

Este trabalho é referente ao inicio da pedagogia e até onde chegou hoje com seus avanços e retrocessos.

 

Rio Branco, Outubro de 2012

SUMÁRIO

1 Introdução e justificativa 3
2 Educação 5
2.1A Pedagogia no Brasil 5
2.2 O Nascimento Pedagogico Moderno 6
2.3 Os Teóricos em questão 7
3 Locke e a Educação 10
3.1 A educação,corpo e trabalho nos “Pensamentos sobre Educação” 12
3.2 A Pedagogia Moderna nos dias atuais 14
4 Conclusão 15
5 Referências Bibliográficas 16

Introdução e justificativa

Segundo a autora Inge Renate Frose no livro Série Fundamentos da Educação otermo pedagogia, do grego antigo paidagogós, era inicialmente composto por paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”).
Com o passar dos tempos, principalmente com o estabelecimento do capitalismo(decorrer dos seculos XVI e XVII). Iniciou-se uma nova poderosa classe que se colocava contra ao modo de produçao feudal entao era necessario um aorganizaçao na educaçao nas massas,ja que eraexigido alguns saberes descomnhecidos na populaçao na epoca. Entao quando crio-se um sistema de ensino com o pensamento moderno, atrves de alguns filosofos como Giorduano Bruno(1548-1600), Galileu Galelei (1564-1642), William Harvey (1578-1657), Francis Bacon (1561-1626), René Descartes(1596-1650) Jan Amos Comenio (1592-1670) e John Loocke (1632-1740).
O pensamento pedagógico modernocaracteriza-se pelo realismo, (JOHN LOCKE 1632-1704) perguntava-se de que serviria o latim para os homens que vão trabalhar nas fábricas. Talvez fosse melhor ensinar mecânica e cálculo. Mas as classes dirigentes continuavam aprendendo latim e grego: um "bom cidadão" deveria recitar algum verso de Horácio ou Ovídio aos ouvidos apaixonados de sua namorada. As humanidades continuavam fazendo parte da educação danobreza e do clero.

A partir desta citação podemos observar o confronto de idéias entre os filósofos citados acima onde havia uma divergência de opiniões sobre uma educação igualitária para todos. Pois apenas os nobres tinham o direito a educação, sendo que a classe minoritária somente tinha acesso a algum conhecimento quando participavam das atividades oferecidas pela igreja.Já no século XVII surge a luta das camadas populares pelo acesso à escola. Instigada pelos novos intelectuais iluministas e por novas ordens religiosas, a classe trabalhadora, em formação, podia e devia ter um papel na mudança social. O acesso à formação tornou-se essencial para articular seus interesses e elaborar sua própria cultura de resistência.

As dificuldades existentes quepareciam ter ficado no passado, ainda se faz presentes nos dias atuais, pois a educação e pregada como direito de todos, mas nem todos têm acesso a este direito. Sem contar com as péssimas condições dos ambientes escolares favorável ao aluno. Estes inúmeros problemas acabam por desestimular o estudante a seguir em uma carreira pedagógica, que a cada ano tem formado menos educadores.

2. Educação

2.1A Pedagogia no Brasil
A historia da educação brasileira nao é dificila de ser estudada e compreendida. Somente a paritir do seculo XIX e que foram criados os sistemas nacionais e com eles a necessidade de se organizar a educação de acordo com as espectativas da sociedade.
Em nosso pais, embora ja houvesse “educação” o processo formal teve inicio com os jesuitas em 1549. Os jesuitasmonopolizarao a educação no pais, ate serem expulsos em 1759, por Marques de Pombal, onde ele inspirado no iluminismo pretendia acelerar o crescimento economico , por isso entendia que uma educação cientifica seria mas produtiva para o pais naquele momento.
“A organicidade da educação jesuítica foi consagrada quando Pombal os expulsou levando o ensino brasileiro ao caos, através de suas famosas ‘aulas...
tracking img