Pensamentos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS TIPOS DE PENSAMENTO HUMANO*
Achamos que TUDO o que passa pela nossa mente é razão, é raciocínio. Desde que o filósofo Aristóteles (século IV a.C.) definiu o “Homem como animal racional” há uma tendência em cada um de nós, na cultura ocidental, a considerar que bastou nascer homo sapiens (ser humano) para ser “racional”. ' O filósofo alemão, Immanuel Kant1 (século XVIII) refletiu muito sobreesse tema e retificou essa definição: “O Homem é um ser capaz de ser racional”2. O homem contemporâneo possui os seguintes tipos de pensamento: Mágico Atribui causas mágicas a uma série de fatos que ele não sabe explicar de outra forma: destino, acaso, superstições, sincronicidade3, esoterismo4, etc. Às vezes, a pessoa considera que seus próprios pensamentos, de modo mágico, conseguirão modificar omundo externo à sua volta.

1

Kant (1724-1804) É um dos principais nomes da Filosofia, ligado às correntes do iluminismo, racionalismo e empirismo. Influencia, com sua teoria do idealismo transcendental, a geração de filósofos que o sucedeu, conhecida como Escola do Kantianismo e Idealismo. Em 1755, começa a escrever seus primeiros ensaios, influenciado pelos tratados de Física de Newton epelas idéias de Leibniz, filósofo racionalista. A partir de 1760, distancia-se do racionalismo e declara-se seguidor da moral filosófica de Rousseau. Sua principal obra, Crítica da Razão Pura (1781), aborda a oposição entre o racionalismo cartesiano e o empirismo. Kant mostra que o conhecimento do mundo exterior é fruto tanto da experiência (posição empirista) quanto dos conceitos metafísicos (oracionalismo).
2

“O Homem é um ser capaz de ser racional” O homem não é automaticamente racional. Não basta nascer humano para estar fadado à razão plena e à consciência crítica. O ser humano precisa adquirir o estatuto da racionalidade ao longo de sua vida, através de uma determinação interna para investigar incansavelmente o que pensa. Por isso, precisamos ter disposição para identificar tudoo que nos passa pela nossa mente.
3

Sincronicidade Para o psicólogo suíço Carl Jung, sincronicidade é um princípio de casualidade que liga acontecimentos que têm um significado similar pela sua coincidência no tempo em vez de sua seqüencialidade. Não possui uma relação de causa e efeito. Trata-se, portanto, de uma alternativa às noções de acaso e casualidade, uma vez que reconhece ainterdependência entre os eventos ocorridos, sejam eles objetivos ou subjetivos.
4

Esoterismo Esoterismo é o conjunto dos princípios de uma doutrina esotérica. Para alguns, o termo esotérico se refere às ciências filosóficas transmitidas oralmente, restritas ao ensino interno de uma escola, de mestre para discípulo. O adjetivo esotérico é usado na linguagem comum para designar obras que tratam deciências ocultas, como magia, astrologia, etc.
Fonte: http://orbita.starmedia.com/hyeros/esoterismo022.html. Dicionário de Filosofia Autor: Nicola Abbagnamo

Mítico5 Imputa aos deuses alguns fatos – criação do mundo, por exemplo. Os deuses dão sentido à vida de muitos homens e explicam várias coisas quando não sabemos explicar de outra forma. Racional6 Estruturado de acordo com o raciocínio lógico.Para validar o nosso pensamento – ter certeza das conclusões que está obtendo. Científico-Experimental7 É aquele que busca uma prova para sua hipótese, que fundamenta o método científico. É o fato de esses pensamentos coabitarem em nossa mente ao mesmo tempo o que nos dá uma característica extremamente rica. A CULTURA NA PRÉ-HISTÓRIA A grande maioria das pessoas pensa que a primeira tentativa deexplicação do mundo ocorreu na Grécia, com os mitos, esquecendo-se de que o homem pré-histórico já existia há cerca de um milhão de anos. Nesse período, sua sobrevivência e evolução só pode ter ocorrido em decorrência das transformações que ele produziu na natureza, adaptando-a às suas necessidades.

5

Mítico O Pensamento Mítico é importantíssimo para entendermos algumas culturas, sua...
tracking img