Pensamento e Linguagem Greystoke

1170 palavras 5 páginas
FACULDADE ESTÁCIO (FIR)
DISCIPLINA: PENSAMENTO E LINGUEM
PROFESSOR: CARLOS DOMINGUES
ALUNO: SÉRGIO SANGIOLLE FALCÃO

ATIVIDADE ESTRUTURADA: RESPOSTA DO ROTEIRO DO FILME, GREYSTOKE A LENDA DE TARZAN

RECIFE, 29 DE NOVEMBRO DE 2014.
Apresentação

Este trabalho foi solicitado pelo professor Dr. Carlos Domingues, e faz parte da atividade estruturada da disciplina Pensamento e Linguagem. Como parte da atividade vale até dois pontos, e trata dos principais assuntos abordados em sala de aula, bem como os principais teóricos da disciplina em questão.

1 Em relação a aquisição da linguagem, como explicamos o processo ocorrido com Tarzan? Seria possível? Explique recorrendo aos conceitos básicos (língua, linguagem, discurso e período critico)?
Levando em consideração, o que foi ensinado em sala de aula, e o que os principais teóricos dizem sobre o assunto, podemos dizer que o Tarzan quando pequeno foi adotado por um primata, e que a linguagem é algo inato no ser humano, mas que não é presente nos primatas. Entretanto podemos ver uma série de erros no filme, que nos leva a pensar que seria possível o Tarzan depois de adulto conseguir falar com seres da mesma espécie. Verdade é que seria possível sim, uma criança balbuciar e repetir os sons aprendidos com os macacos. Mas isto dar-se-ia apenas como meio de comunicação, mas não linguagem nem língua. Certamente o Tarzan não poderia como adulto falar com outro humano, porque as etapas que antecedem o discurso ficou totalmente comprometido.

2- Como podemos aplicar teorias sobre aquisição da linguagem a situação?
Para que o pequeno Tarzan aprendesse a linguagem alguns fatores precisavam ser observado, entretanto como é um filme fictício, o autor não leva em consideração a linguagem. Segundo Piaget, a criança nasce desprovida de linguagem, e, quando interage com os objetos, faz uso da sensação e das ações motoras. No caso de

Relacionados

  • Illuminatis
    100990 palavras | 404 páginas
  • apostila de sociologia
    10901 palavras | 44 páginas
  • Homem, Cultura e Sociedade
    25185 palavras | 101 páginas
  • O Pesadelo
    140117 palavras | 561 páginas