Pensamento e linguagem em levy vigtsk e jean piaget

1697 palavras 7 páginas
O conhecimento
O presente trabalho realiza através de uma pesquisa bibliográfica, uma análise de como o conhecimento se constrói na humanidade, no quotidiano falamos de conhecimento, de crenças que estão fortemente apoiadas por dados, e dizemos que elas têm justificação ou que estão fundamentadas.
A epistemologia é a parte da filosofia que tenta entender estes conceitos, os epistemólogos tentam avaliar a idéia própria do senso comum, de que possuímos realmente conhecimento. Alguns filósofos tentaram apoiar com argumentos esta idéia do senso comum, outros fizeram o contrário.
Os filósofos que defendem que não temos conhecimento, ou que as nossas crenças não têm justificação racional, estão a defender uma versão de cepticismo filosófico, antes de discutirmos se temos ou não conhecimento, temos de tornar claro o que é conhecimento, devemos saber que três idéias fazem parte do conceito de conhecimento: crença, verdade e justificação.
Ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimentos existentes. O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferenciam é a forma, o modo ou método e os instrumentos do conhecer. É importante sabermos que a ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e a verdade.
Se o bom senso apesar de sua aspiração à racionalidade e objetividade, só consegue atingir essa condição de forma muito limitada, pode-se dizer que o conhecimento vulgar ou popular, lato senso, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos: “É o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo” (Babini, 1957).
O conhecimento popular tem as seguintes características: Superficial conforma-se com a

Relacionados